Home > Notícias

Google vence disputa sobre patentes do Android contra a Oracle

Em processo bilionário, Oracle acusava gigante das buscas de usar ilegalmente tecnologia relacionada à linguagem Java em seu sistema operacional móvel

Da Redação

23/05/2012 às 15h26

Foto:

A novela da briga judicial entre Google e Oracle por causa de patentes relacionadas ao Android chegou ao fim, com vitória da gigante das buscas. O veredito, divulgado na tarde desta quarta (23), é que o Google não infringiu patentes do Java, usado no sistema operacional Android, como alegava a Oracle.

Há algumas semanas, o mesmo júri havia determinado que o Google havia infringido essas patentes. No entanto, ele não foi capaz de dizer quais, nem o quanto. Por isso, a decisão de hoje.

O Google emitiu comunicado comemorando a vitória: "A sentença de que o Android não infringe patentes da Oracle é uma vitória não somente para o Google, mas para todo o ecossistema do Android". Já a Oracle disse, em comunicado: "Apresentamos evidência avassaladora de que o Google sabia que iria fragmentar e prejudicar o Java. Vamos continuar a defender o princípio de 'roda em qualquer plataforma' do Java e garantir que ele seja protegido para seus nove milhões de desenvolvedores e para a comunidade que depende dessa compatibilidade".

A Oracle processou o Google em agosto de 2010, alegando que o sistema Android viola sete patentes relacionados ao Java, que a empresa adquiriu quando comprou a Sun Microsystems. A Oracle disse estar buscando 2,6 bilhões de dólares em danos pela suposta violação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail