Home > Notícias

Google vira alvo de investigação antitruste na Europa

Após investigação preliminar em fevereiro, Comissão Europeia anuncia formalmente que avalia acusações de abuso de liderança.

IDG News Service

30/11/2010 às 11h35

Foto:

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (30/11) que está investigando a Google, sob a acusação de abusar de sua liderança no mercado de buscas online para promover seus próprios serviços.

"As acusações foram feitas por outros mecanismo de pesquisa, que alegam que os produtos da Google recebem sempre resultados preferenciais. Além de, supostamente, tratarem de maneira desfavorável os resultados patrocionados e não patrocinados", declarou a Comissão.

Outro ponto que também será investigado é a suspeita de que os contratos da companhia incluiriam uma cláusula de exclusividade, impedindo ou restringindo as anunciantes de veicularem suas propagandas em outros concorrentes.

Fabricantes de PCs e desenvolvedores de software também serão interrogados para saber se de alguma forma eles foram pressionados para tornar a Google seu serviço padrão, completou a instituição.

A Comissão destacou que a abertura do inquérito não significa que já existem provas de que alguma infração tenha sido cometida e confirmou que está apenas analisando as denúncias. 

Em fevereiro, a Google já havia sido alvo de uma investigação preliminar motivada por reclamações apresentadas pelo sistema de pesquisa francês ejustice.fr e pelos mecanismos de comparação de preços, Foundem do Reino Unido e Ciao da Alemanha.

Com a ação, a Comissão pretende descobrir se realmente tem existido a prática desfavorável de empresas e sites rivais, como de comparadores de preços, por exemplo.

"A Google foi notificada do início das operações. No momento, não é possível determinar um tempo para o fim das avaliações. O que é possível confirmar é que ele dependerá da cooperação da empresa", disse a Comissão.

"Temos trabalhado muito para atender legalmente os usuários e a indústria", declarou um representante da gigante de buscas. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail