Home > Notícias

Google Voice Search para Android é atualizado

Aplicativo agora pode ser treinado para reconhecer peculiaridades na fala dos usuários.

IDG News Service

15/12/2010 às 9h29

Foto:

Smartphones com a plataforma móvel Android já podem, a partir de agora, aprender o ritmo da fala dos usuários, com o objetivo de aprimorar o modelo de buscas por voz via dispositivos móveis. Chamado de serviço personalizado de reconhecimento de voz, ele é um recurso opcional e exclusivo para a versão 2.2 (Froyo) e superiores da plataforma móvel do Google.

Para testá-lo, basta baixar instalar o aplicativo Google Voice Search, recém atualizado pela companhia. O recurso é bastante simples. Após a habilitação do usuário, o Google começa a gravar as pesquisas de voz e usa os dados para desenvolver um modelo padrão de pronúncia, com base, por exemplo, na velocidade de fala do proprietário.

"Embora sutil, a melhora na pesquisa por voz é perceptível e se desenvolverá ao longo do tempo", de acordo com o blog da Google Mobile. 

Privacidade

Após os incidentes envolvendo os carros do Google Street View - que coletou indevidamente dados confidenciais de rede Wi-Fi- questões de privacidade tem tido um significado importante para a companhia.

Por isso, diante de possíveis acusações, a gigante de buscas destacou a preocupação com a privacidade dos usuários e sobre o sigilo total dos dados coletados. Além disso, explicou que caso alguém queria que o conteúdo analisado seja excluído, basta desabilitar o reconhecimento de voz personalizado através do item "Speech" da Dashboard do Google. 

 "Nosso sucesso (com reconhecimento de voz) nos incentiva a buscar por métodos inovadores", escreveu. "Assim, estamos permitindo que todos os nossos recursos sejam utilizados por voz, possibilitando que a próxima geração de produtos da Google sejam utilizados em inúmeras línguas", completou. 

O novo Voice Search também pode ser um caminho para reaproveitar os investimentos feitos no serviço gratuito de informações por voz, disponível nos Estados Unidos, encerrado pela Google em outubro. Com ele era possível discar o código 1-800-GOOG-411 ou 1-800-466-4411 de qualquer smartphone e obter dados de estabelecimentos, lojas e outros conteúdos disponíveis no Google Maps.

Particularmente, prefiro que a gigante de buscas concentre seus esforços para aprimorar o reconhecimento de voz via smartphones do que apoiar um serviço que se tornará desatualizado, especialmente, porque já existem outros similares. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail