Home > Notícias

Google Wave também terá sua “App Store”

Sistema de comunicação do Google permitirá que desenvolvedores lucrem com a criação de aplicativos, a exemplo da loja online da Apple

Redação do IDG Now!

03/11/2009 às 18h34

Foto:

O Google confirmou que seu serviço de comunicação Wave terá uma loja de aplicativos que permitirá que a plataforma tenha funcionalidades expandidas por meio de códigos de terceiros.

Chamada de Wave Application Store, a loja permitirá que desenvolvedores possam vender e lucrar com os aplicativos criados, em sistema semelhante ao proposto pela Apple na sua loja de aplicativos App Store, segundo o site The Next Web.

> Fotos: conheça a interface do Google Wave

Ainda não está claro se o Google, assim como faz a Apple, dividirá os ganhos com o desenvolvedor e, caso a estratégia seja confirmada, qual será o compartilhamento de receita entre o buscador e o criador do aplicativo.

Desde seu lançamento, o Wave tem códigos e funcionalidades abertas e documentadas para que desenvolvedores possam criar aplicativos que explorem a plataforma.

Waves independentes
O Google oficializou nesta segunda-feira (02/11) que empresas poderão hospedar e gerenciar sistemas de comunicação baseados no Wave em seus próprios servidores.

Segundo post no Google Wave Developer Blog, a estratégia posiciona o Wave não como um serviço, mas como um protocolo de comunicação que poderá ser instalado e desenvolvido por outras empresas além do Google.

"Já que o objetivo é construir uma rede distribuída de provedores, estamos felizes em tomarmos esta decisão e abrir a porta da federação para desenvolvimentos", afirma o post no blog do buscador.

O Google divulgou o esboço de um guia para a implementação do Wave em servidores próprios, chamado Google Wave Conversation Model Spec, que pode ser consultado online.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail