Home > Notícias

Google Eggs, as brincadeiras ocultas do site de buscas

Um histórico das surpresas escondidas pelos programadores da Google nos seus programas

Da Redação

09/11/2010 às 1h46

Foto: PC World

Nas entranhas do Google
O site do Google e muitos de seus programas possuem easter eggs, lembranças deixadas pelos desenvolvedores. O Google sempre tem uma boa idéia. Já mostramos, por exemplo, as imagens inusitadas do Google Earth e os Doogles, mas agora chegou a vez dos ursinhos escondidos, serviço Beta de Romance e aparições do Monstro do lago Ness.

Jogo oficial do Easter Egg
Uma coisa é encontrar Easter Eggs; outra é conseguir pegá-los. O Google possui um jogo onde você controla um coelho que deve coletar os ovos que caem para formar a palavra  “Google”.

Só de madrugada
Ok. Você pode ir até a Escócia e tentar ver o Nessie, o monstro lendário que dizem viver no lago Ness. Mas você pode ver o monstro em sua casa, basta colocar seu despertador para antes das 3:14 da manhã, horário em que o simpático monstro aparece no tema Beach do iGoogle. O horário supostamente é uma menção ao número Pi (3,14). Alienígenas no tema City Scape e um monstro no Spring Scape são outras coisas estranhas do horário.

Quanto pesa o seu e-mail?
Numa pegadinha de primeiro de abril, o Google anunciou o lançamento do Gmail Paper, que permitiria aos usuários obter cópias impressas de toda sua conta do Gmail.

Pesquise no Google em Klingon
As Nações Unidas podem não reconhecer o Klingon (raça de Star Trek) como uma língua, mas isso não impediu o Google de criar um sistema de busca especializado para o idioma. Também há um sistema especializado de busca para o “HortelinoMicrosoft, Linux e BSD Unix.

Um gole de Google
Em 2005, o Google pensou que no lugar de tornar as pesquisas mais espertas, poderia tornar a maneira como as pessoas conduzem as pesquisas mais eficiente. A solução seria o Google Gulp Beta, uma bebida que tornaria o uso do Google mais eficiente. O projeto era mais uma brincadeira, é claro.

Voando pelo Google Earth
Escondido no Google Earth há um simulador de vôo, que permite a seleção entre uma cabine de um caça F-16 ou um monoplano SR22. Para acessar o simulador no programa, basta pressionar Ctrl+Alt+A (Command+Option+A em um Mac). O Google oferece atalhos para os pilotos de teclado.

Google romântico
A piadinha de abril em 2006 foi o programa Google Romance Beta, que propunha “serviço de compatibilidade psicográfica e todas despesas pagas para casais que concordassem em experimentar propaganda relevante durante o final de semana”.

Google gótico e “Loco”
Experimente digitar “Google Gothic” e pressionar o botão Estou com sorte. Você verá uma versão especializada em encontrar resultados góticos, alternativos e darks. Este site não é relacionado ao Google. Outro site, que é uma paródia do buscador é o Google Loco, que possui letras embaralhadas e cores chamativas.

Créditos do Google Street View
Os trabalhadores do Google, responsáveis pelo desenvolvimento dos serviços, geralmente não são reconhecidos. Mas não é o que acontece com o Street View. O time do projeto posou em uma foto no quartel general da empresa em Mountain View, Califórnia.

O urso misterioso
Picasa, programa gratuito de edição e controle de imagens, possui alguns mistérios. Com o programa aberto, experimente pressionar Ctrl+Shift+Y. Um urso de pelúcia com uma gravata vermelha irá surgir na tela. Enquanto a seqüência é pressionada ursos vão surgindo.

Google psíquico
Se você já sentiu preguiça para digitar alguma busca, experimente o Google MentalPlex. Este serviço descobre o que você está procurando pela análise dos últimos cinco sites visitados, em combinação com a pressão atmosférica, seu signo astrológico e “a velocidade de movimentação do mouse”. Esta foi a pegadinha de abril em 2000.

As várias faces de Pegman
Para utilizar as funcionalidades do Street View no Google Maps, você move o que o Gooogle chama de Pegman (visível neste vídeo). Ao movimentá-lo, surge um pop-up com a Street View. E ele costuma usar roupas especiais em datas festivas, como Natal e Halloween.

Easter Egg clássico do Maps
Se você tentasse encontrar a rota mais curta entre São Paulo e Miami no Google Maps, iria descobrir que, em determinado momento, a instrução era: "Nade pelo Oceano Atlântico" e o número de quilômetros necessários. Em 2007 o Google removeu esse Easter Egg.

Wi-Fi na privada
O serviço gratuito, mas com anúncios, TiSP poderia tornar seu sonho de internet gratuita realidade. Para ter acesso ao Toilet Internet Service Provider você receberia um kit do Google, enviando um cabo de fibra ótica pela descarga e esperando uma hora. Mais uma brincadeirinha.

Jantar fino com spam
Não se espante se você encontrar na pasta Spam no Gmail, no lugar de anúncios típicos, uma receita. O ingrediente principal: spam.

A TV Beta que nunca existiu
Este, talvez, seja o melhor Easter Egg: GoogleTV. Siga os passos de Mark Erickson neste vídeo institucional. A má notícia é que nenhuma das soluções mirabolantes dos tutoriais funciona.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail