Home > Notícias

Googles Docs ganha aplicativo nativo para Android

No entanto, editor de documentos ainda é manipulado pelo navegador do smartphone. Programa gratuito é compatível com versões 2.1 ou mais recentes do sistema

PC World / EUA

27/04/2011 às 18h00

Foto:

O Google Docs agora é um aplicativo nativo para o sistema Android, dando aos usuários um conjunto de recursos que não estão disponíveis por meio de sua versão para web. Já disponível para download gratuito no Android Market, o app fornece uma interface fácil para acessar documentos e planilhas. No entanto, o editor em si ainda é manipulado pelo navegador.

Mas quais as vantagens que um aplicativo nativo tem sobre a opção de apenas melhorar o web app do Google Docs? O novo programa para Android vem com uma série de recursos extras como?

Widget: O widget da tela inicial do Google Docs permite aos usuários “pularem” para documentos marcados, criar novos documentos ou tirar uma foto para upload.

Digitalização de textos: O aplicativo do Google Docs pode utilizar reconhecimento óptico de caracteres para transformar fotos novas ou existentes de documentos em arquivos texto. Parece legal, mas não vai reconhecer letra de mão ou alguns tipos de fontes.

Compartilhe: o app te permite compartilhar documentos com as pessoas da sua lista de contatos no Android.

Infelizmente, não parece haver suporte ao uso offline no momento. Um usuário do fórum da Google percebeu que o aplicativo inclui um cache de até 20MB, e há uma opção “Sync Docs” (“Sincronizar documentos”) na configuração “Accounts & Sync” (algo como Contas e Sincronização), mas a única coisa que aparece offline é uma lista de documentos. Talvez o suporte offline seja adicionado no futuro, mas como o editor de documentos ainda funciona pelo navegador, não esperamos que isso aconteça muito em breve.

O Google Docs já está disponível para as versões 2.1 ou mais recentes do sistema Android.

googledocsapp01.jpg

Novo app do Google Docs permite escaneamento de textos por fotos

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail