Home > Notícias

Gradiente anuncia lançamento de linha de smartphones com nome IPHONE

Segundo anúncio, empresa brasileira recebeu registro do INPI sob a marca em 2008 e teria direito de uso no país por mais seis anos.

Da Redação

18/12/2012 às 11h16

iphone5_43501.jpg
Foto:

A companhia brasileira Gradiente anunciou nesta terça, 18/12, o lançamento de uma linha própria de smartphonhes chamada de IPHONE, mesmo nome do icônico smartphone lançado pela Apple em 2007. No site da empresa, o aparelho, que roda sistema Android, custa 600 reais, bem menos do que os 2.400 reais cobrados pelo modelo de entrada do iPhone 5 no país.

Segundo a empresa, isso é possível porque a IGB Eletrônica S.A, sucessora da Gradiente S.A., é detentora exclusiva do registro sob a marca IPHONE no Brasil. O pedido foi feito em 2000, sendo que o INPI (instituto Nacional de Propriedade Industrial) liberou o mesmo para a companhia brasileira de capital aberto em janeiro de 2008. Dessa forma, os direitos da marca IPHONE são da Gradiente no Brasil até 2018, informa o comunicado da empresa.

O primeiro aparelho da família IPHONE da Gradiente se chama Neo One e roda o sistema operacional Android (2.3), principal rival do iOS, usado no iPhone original. Além disso, o aparelho traz tela sensível ao toque, suporte para chip dual-SIM e conexões 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

A Gradiente ainda afirma que não tinha usado a marca IPHONE até o momento porque sua prioridade “foi promover a reestruturação de sua operação e permitir a retomada de seus negócios”, o que aconteceu no início de 2012 com o anúncio da CBTD (Companhia Brasileira de Tecnologia Digital) – que é responsável pelo arrendamento e gestão das marcas da Gradiente.

Ao final do comunicado sobre o assunto, a Gradiente ressalta que “como detém o registro de uso exclusivo da marca IPHONE, em telefones e respectivos acessórios, esta companhia adotará todas as medidas utilizadas por empresas de todo o mundo para assegurar a preservação de seus direitos de propriedade intelectual em nosso País”.

Procurada pela nossa reportagem, a assessoria da Apple Brasil afirmou que não comenta o caso.

Atualização

Apesar de a Gradiente ter divulgado que possui a marca IPHONE, na verdade o registro no INPI indica que a marca da empresa brasileira é "G Gradiente IPHONE", como pode ser visto na imagem abaixo do aparelho.

gradienteiphone01

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail