Home > Notícias

Gradiente anuncia volta ao mercado brasileiro em 2010

Companhia pretende reativar operação por meio da empresa Cia Brasileira de Tecnologia Digital, que utilizará a marca Gradiente

Redação da Computerworld

09/12/2009 às 11h35

Foto:

Em fato relevante divulgado ao mercado nesta quarta-feira (9/12), a Gradiente informou que pretende reativar suas operações no mercado nacional no segundo trimestre de 2010. Para tanto, a empresa vem trabalhando, desde fevereiro deste ano, em um plano de reestruturação, que inclui três ações: renegociação com credores comerciais e financeiros; equacionamento de débitos fiscais e reinserção da marca Gradiente no mercado nacional.

O programa de reestruturação prevê, entre outras coisas, o arrendamento de parte dos ativos da Gradiente, incluindo a marca, a uma nova empresa chamada CBTD (Companhia Brasileira de Tecnologia Digital), que receberá recursos adicionais de potenciais novos investidores. Os recursos obtidos a partir do arrendamento serão utilizados exclusivamente para pagamento dos credores, nos termos e condições do plano de recuperação extrajudicial.

No comunicado, a  Gradiente informa ter negociado com seus principais credores comerciais e financeiros novos termos e condições para o pagamento da totalidade da dívida, sem desconto e com acréscimo de juros, o que foi aceito por um grupo representativo de 67% de sua dívida total.

Ainda seguindo fato relevante, “o processo de capitalização da CBTD se encontra em estágio avançado de negociação e os atuais acionistas participarão da base acionária da CBTD". Pelos termos do plano de recuperação extrajudicial, a formalização de interesse dos potenciais investidores deverá ocorrer até o final do ano de 2009.

A empresa informou também que a nova estratégia de negócios prevê uma linha de produtos reduzida e focada em segmentos de elevado valor agregado e alto potencial de crescimento no mercado de eletrônica de consumo; utilização de canais alternativos de distribuição; despesas de natureza fixa reduzidas; sólida estrutura de capital e alta rentabilidade.

Procurada pela reportagem de Computerworld, a empresa não quis se pronunciar. A produção da Gradiente está paralisada desde 2007, devido a dificuldades financeiras da companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail