Home > Notícias

Grandes achados em freeware ajudam a deixar o PC livre de encrencas

Restaure arquivos perdidos, agilize a navegação pelas pastas do Windows e defenda-se de spams e outras pragas sem pagar nada.

Scott Dunn, da PC World/EUA

12/05/2008 às 16h58

Foto:

freeware_150Às vezes me pergunto por que ainda pago por um software.

Afinal, pessoas inteligentes continuam desenvolvendo ótimos programas e passando-os adiante!

E por isso repasso a vocês minha lista de programas favoritos e que não custam absolutamente nada. Baixe, use e conte aos amigos.

Gerenciador de arquivos

Cheque o conteúdo dos arquivos rapidamente – Vamos ser realistas. Os nomes dos arquivos nem sempre dizem tudo a respeito do conteúdo. E não é fácil abrir uma dúzia de documentos, sendo que a única coisa que você necessita é saber o que tem de conteúdo, certo?

O Vista permite que você adicione um painel de pré-visualização em seu Explorer (o XP, infelizmente, não). O Universal Viewer, de Alexey Torgashin, é o programa salvador. Esse utilitário gratuito permite que você veja por dentro de diversos tipos de arquivos (gráficos, PDF e HTML, entre outros) com apenas um clique com o botão direito e selecionando o comando do Universal Viewer. Instale o plug-in para o Microsoft Office (um outro download também gratuito, disponível no mesmo site) e poderá ver arquivos do Word e do Excel também.

Outros destaques da PC World:
> Os 15 maiores fracassos tecnológicos de todos os tempos
> 5 formas para construir o seu escritório na web
> Como escolher notebook para uso profissional
> Saiba como montar um clone do Macintosh
> Games: conheça novo área da PC World

Recupere arquivos deletados – Todo mundo comete erros. Você limpou a lixeira sem pensar ou outra pessoa – ou até mesmo um programa – apagou o arquivo que você mais queria. E agora? A resposta mais fácil é o Restoration, de Brian Kato, que recupera tudo ou parte de arquivos deletados que ainda possuem bytes em seu disco rígido. Quanto mais recente for o erro, maiores suas chances de recuperação: o Restoration não consegue ajudá-lo se outros arquivos ou programas ocuparem a antiga localização de seu documento perdido, mas sempre vale a tentativa.

freewares_1

Elimine arquivos duplicados rapidamente – Fotos, músicas e outros arquivos duplicados estão ocupando espaço em seu sistema? O DoubleKiller, da Big Bang Enterprise, é um rápido modo de descobrir isso. A sua aba Options oferece total controle sobre quais arquivos serão comparados ou ignorados e também permite que você escolha o critério para encontrar os duplicados.

Após o DoubleKiller completar sua análise, a lista de resultado do utilitário fornece botões úteis que simplificam a seleção e a tarefa de mover ou deletar os itens selecionados. O produto é gratuito para uso pessoal, não comercial. O DoubleKiller Pro, versão com mais recursos, é vendido por 40 dólares.

Navegue por suas pastas instantaneamente – Um aspecto irritante do Windows é o tempo que leva para navegar entre pastas freqüentemente usadas. Uma solução fácil é o Folder Guide. Você pode adicionar suas pastas favoritas na janela de Settings do programa, ou clicar com o botão direito em uma pasta no Explorer e escolher Adicionar ao Folder Guide. Uma vez que tenha arrumado uma lista de pastas, clique com o botão direito em qualquer janela do Explorer ou qualquer outra aberta ou salve uma caixa de diálogo. Escolha um destino no submenu do Folder Guide e você será instantaneamente redirecionado àquela pasta.

freewares_2

Multimídia

Assista à TV no PC sem adicionar hardware – Se você não tem entretenimento de qualidade o suficiente em seu PC, dê uma oportunidade ao AnyTV, da FDRLab. O programa traz milhares de streamings de TVs online e estações de rádio do mundo todo direto para o seu computador. Mas sua eficiência pode variar. O AnyTV permite que você filtre as estações por uma variedade de categorias (país, canal, gênero, bit rate, e por aí vai), bem como salvar uma lista de favoritos.

Coloque uma régua em sua tela – Precisa medir o tamanho das imagens? Com o programa JR Screen Ruler, da JR Free Tools, não é necessário instalar nada; apenas descompacte e inicie este pequeno programa para ver uma régua que você pode usar para medir qualquer coisa na tela. É possível ajustar o tamanho dela, girar em 90 graus e configurar para calcular em pixels, polegadas ou centímetros. A JR Screen Ruler é uma ferramenta muito útil para webdesigners e desenvolvedores, entre outros.

Utilitários de sistema

Criptografe facilmente sem gastos – O Androsa FileProtector permite que você proteja seus arquivos importantes usando senha criptografada com 256 bits. Apenas arraste o arquivo (ou mesmo pastas) para dentro da janela do FileProtector, digite a senha e especifique outras configurações. Você também pode misturar os nomes dos arquivos criptografados para privacidade adicional.

Coloque mais segurança com o Hazard Shield – Procurando por uma ferramenta anti-malware com algo a mais? O Hazard Shield é um programa de combate a pragas virtuais que realiza rastreamento manual e monitoração em tempo real para proteção. Ele foi mais rápido do que o meu anti-spyware atual, o Webroot Spy Sweeper. E ainda encontrou muito mais itens. Inclui desinstalador e a habilidade para remover arquivos que estão bloqueados ou em uso.

Dê boa noite ao Windows – Quer fazer sua parte para economizar energia enquanto diminui sua conta elétrica? Manter seu computador em standby ou em modo hibernar é um bom começo. Infelizmente, o Windows algumas vezes interpreta a atividade de rede ou outro sinal de seus periféricos como motivo para manter seu sistema funcionando. Para trazer o Windows à terra da economia, tente o CO2 Saver. A caixa de diálogo Custom Power Saving desse freeware possui uma área de checagem que faz exatamente isso. O programa também se fixa em seu desktop e relata quanto de dióxido de carbono você (e outros) economizaram dessa forma.

E-mail e internet

Evite a entrada dos spams – Filtros de spam bayesianos, que calculam a probabilidade de uma mensagem de e-mail ser spam, são uma boa solução para combater mensagens indesejadas. É o caso do Spamihilator, de Michael Kramer, que trabalha como um filtro de mensagens recebidas. O produto tem a sua própria lixeira, na qual é possível checar também mensagens retidas por engano, além de uma área onde você pode configurar o software para classificar remetentes específicos, que nunca (ou sempre) devem ser bloqueados, além de quais tipos de anexos podem – ou não – ser permitidos.

Maior poder para o Internet Explorer – A Microsoft finalmente adicionou abas e outras características ao Internet Explorer. Mas para deixá-lo ainda mais poderoso, dê uma olhada no freeware IE7Pro, de Daniel Fang e Chris Li. O programa inclui bloqueador de publicidade, comandos por movimento do mouse (para fazer rolagem, navegação e outras ações apenas arrastando o controle), gerenciador das abas, ferramenta que verifica a escrita enquanto você digita e habilidade de abrir novas abas apenas arrastando links.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail