Home > Dicas

Grátis: Dez antivirus para proteger o PC de pragas e sites maliciosos

Seleção de softwares e serviços que podem ser utilizados separamente ou em conjunto para achar e remover pragas do seu computador.

Redação da PC WORLD/EUA

20/01/2010 às 20h34

150x100_anti_virus.jpg
Foto:

150x100_anti_virus.jpgÉ fato que muitos vírus e outros arquivos maliciosos podem entrar no PC facilmente até mesmo por meio de um site de integridade duvidosa. Selecionamos dez ferramentas que podem se complementar para caçar e eliminar aquela praga que insiste em não querer sair do computador.

A maioria precisa ser baixada e instalada, mas há ferramentas que rodam diretamente do site do desenvolvedor. Aproveite a força desses antivírus para manter a integridade da sua máquina e até mesmo livrar-se de uma vez por todas de arquivos indesejados.

Panda ActiveScan
Esse é um serviço online oferecido pela Panda Software e não é necessário instalar qualquer programa. Isso é ótimo para quem presta serviço de manutenção e o cliente não tem um antivírus instalado. O Panda ActiveScan faz a busca e eliminação de mais de 90 mil vírus e cavalos-de-tróia.

O ActiveScan procura por outros tipos de malware, ferramentas de hacking, jokes e riscos de segurança. Seu sistema de detecção procura até mesmo algum malware desconhecido.

A ferramenta usa a tecnologia Microsoft ActiveX e trabalha dentro de seu navegador. Quando o link é acessado, você será direcionado ao site da Panda Software; quem não tem, pode precisar instalar o plug-in do ActiveX.

Ao acessar o link, basta clicar no botão Scan your PC now e o processo de instalação do plug-in é automático. A seguir escolha o drive a ser verificado e deixe a ferramenta fazer o seu trabalho.

panda_active_scan.jpg

Norton 360 All-in-One Security Beta
Eis uma solução mais leve para instalar e também a mais rápida para proteger o PC nas atividades online. Todo automatizado, o programa funciona em segundo plano, sem impactar o desempenho geral e sem qualquer intervenção do usuário.

Além de detectar e eliminar vírus, spywares e ataques, o aplicativo também fornece proteção contra phishing e sites infectados que têm a intenção de passar vírus para a máquina de quem o acessa.

O Norton 360 também melhora a inicialização do PC com uma ferramenta de tunning, recomendando quais arquivos podem ser removidos da inicialização.

norton360.jpg

Microsoft Security Essentials
Em nossos testes, o antivírus da Microsoft detectou 98,44% das pragas coletadas por nosso laboratório. Foram 545.034 pragas, ente vírus, worms, backdoors, bots e cavalos de troia. Mas não se saiu muito bem na detecção de spyware e adware; só detectou 90,95% das 14.222 amostras.

A remoção das pragas encontradas foi feita em 100% dos arquivos infectados. Como a maioria de outros antivírus gratuitos, não possui firewall ou extras de segurança.

mse.jpg

Comodo Internet Security

Além do antivírus, o Comodo inclui também um firewall. Além da instalação completa, é possível escolher se será instalado somente o firewall ou somente o antivírus.

Apesar da fácil instalação, o antivírus detectou apenas 74,6% dos malwares de amostra. Por padrão, o software instala uma barra de ferramentas no navegador e pede para alterar o motor básico do buscas do navegador para Ask, além da página inicial ser modificada para a Hopsurf.com. Essas modificações são um pouco invasivas e incomodam, mesmo para um produto gratuito, pois os antivírus concorrentes não chegam a tanto. No site do desenvolvedor estão disponíveis as versões para 32 bits e 64 bits dos sistemas operacionais.

comodo.jpg

PC Tools Antivirus
Na detecção de worms, cavalos de troia e bots, esse software se deu melhor na detecção e eliminação de worms. Na detecção de vírus, o PC Tools foi bem, detecando e removendo nove entre dez vírus de nossos arquivos de testes.

A instalação é simples, mas não há atualização automática do banco de dados. O software exibe uma mensagem uma vez por dia, por padrão, mas essa frequência pode ser alterada.

pctools.jpg

Avira AntiVir Personal
É um antivírus fácil de instalar e usar, projetado para ser usado em PCs de usuários finais. A proteção permanente é seu principal atrativo, mantendo-se alerta e enviando mensagens completas sobre o vírus ou malware encontrado, com recomendações sobre qual ação o usuário deve tomar.

A nova versão tem interface redesenhada, com menus claros, facilitando a operação. Nos testes, reconheceu e eliminou 93,1% dos vírus. Também detecta spyware, trojans, programas de backdoor e utiliza sistema heurístico contra ameaças que não estão em seu banco de dados. A atualização automática (diária, por padrão) e a programação pode ser alterada pelo usuário.

avira.jpg

Spyware Doctor Starter Edition com antivírus
Esse software é um bom complemento a outros antivírus. O motivo é que possui uma ótima ferramenta para caçar aqueles spywares mais difíceis de serem encontrados e removidos.

O sistema Smart Update melhora os recursos de combate: conforme os programas spyware tornam-se mais complexos, o Spyware Doctor responde com novas tecnologias na atualização da base diária.

A tecnologia IntelliGuard alerta os usuários avançados apenas sobre uma verdadeira ameaça de spyware ou vírus. Isso é interessante para não ser interrompido por perguntas enigmáticas toda vez que você instala um software novo, adiciona um site nos favoritos ou altera configurações no computador. Um software simples e eficaz de usar, que não atrapalha a produtividade.

spyware_doctor.jpg

HouseCall
Outro serviço que não instala a base de dados no PC, mas sim, busca diretamente na internet. O HouseCall verifica e limpa o PC de vírus, cavalos de troia e outros malwares. Além disso, busca por possíveis problemas no firewall e outras vunerabilidades e faz sugestões para correção dos problemas.

Não é recomendado usar apenas ele, pois um programa instalado localmente sempre é mais seguro. Mas o HouseCall é uma ótima opção quando o antivírus principal não conseguir remover uma determinada praga ou um malware mais persistente.

É necessário ter o plug-in ActiveX, da Microsoft, instalado. Mas na primeira vez que for usá-lo, o próprio software avisa sobre isso e pede permissão para instalar. O HouseCall tem um sistema minucioso de busca e sua operação na caça às pragas pode ser bem demorada. É interessante deixar o software varrendo o sistema em um horário em que você não está usando o micro.

É necessário fazer o download do programa de controle, que tem 1,8 MB.

housecall.jpg

McAfee FreeScan
Esta é uma feramenta gratuita da McAfee. O FreeScan faz pesquisa dos vírus mais populares e exibe uma lista detalhada sobre eles. A ferramenta não é capaz de remover o que foir encontrado, mas informa o que deve ser feito para limpar o sistema.

A interface é a própria página HTML e o rastreamento é feito diretamente do navegador. É necessário instalar o ActiveX, da Microsoft e o site faz isso automaticamente. É muito simples de usar, mas tem um porém desagradável: funciona apenas no Internet Explorer.

freescacn.jpg

Threatfire
Esse antivírus também faz a busca por malwares, mas usa apenas a técnica de tentar descobrir um comportamento inadequado dos arquivos executados no sistema operacional.

Ao contrário do que se pode pensar, o Threatfire obteve um funcionamento que surpreendeu. Ele detectou todos os arquivos com códigos maliciosos a que foi submetido. Apesar disso, chegou a detectar dois arquivos que estavam limpos de vírus ou malware.

Ele também apenas inspeciona arquivos que estão sendo executados. Por esse motivo é interessante utilizar, em conjunto com ele, um software antivírus mais completo, para verificação regular do PC. Com certeza é um programa para ser usado como uma camada a mais de defesa.

Ele possui um recurso extra que exibe detalhes técnicos sobre os arquivos que estão em execução, no qual o usuário mais experiente pode detectar se algo no sistema está fora dos padrões.

threatfire.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail