Home > Notícias

Grátis: IBM oferece cursos de inglês para profissionais de TI

Ferramentas e conteúdo para ministrar as aulas a distância foram desenvolvidos com apoio de parceiro.

Redação da Computerworld

03/09/2010 às 15h31

Foto:

Baseada no fato de que hoje falta mão de obra qualificada no mercado de TI, a IBM optou pela criação de um portal, a partir do qual ministrará cursos online de inglês gratuitos para profissionais do setor. A escolha pelo idioma está relacionada ao fato de que essa é uma das grandes barreiras que as empresas de tecnologia instaladas no Brasil enfrentam na hora de contratar pessoas.

O conteúdo do curso, ministrado no portal TI Smart, foi desenvolvido pelo instituto de idiomas União Cultural Brasil Estados Unidos, que também oferece certificados digitais aos participantes. Além disso, outro parceiro da iniciativa foi a Universidade Federal do Ceará (UFC), que desenvolveu uma ferramenta de reconhecimento de voz específica para a plataforma de e-learning.

Como forma de estimular os estudantes de TI a se capacitar na língua inglesa, a IBM fechou parcerias também com instituições de ensino. O primeiro acordo foi com o Centro Paula Souza, mas o objetivo é expandir as alianças para diversas universidades que ofereçam cursos na área de tecnologia e que usem o curso de inglês para complementar a carga horária dos estudantes.

A IBM projeta que, até o final de 2010, 35 mil estudantes de cursos relacionados à TI participem do curso online.

Quanto aos fatores que motivaram a iniciativa, a fornecedora ressalta que, atualmente, uma das áreas com mais oportunidades de emprego na IBM é a de exportação de serviços, em que o domínio do idioma inglês representa uma competência fundamental aos profissionais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail