Home > Dicas

Grátis: sincronize e compartilhe arquivos entre diversos PCs

Confira quatro opções gratuitas de serviços para armazenar arquivos e ter seus dados sempre à mão quando precisar deles.

Preston Gralla, da PC World / EUA

22/04/2009 às 15h50

Melhores_Softs_Sicronizar_ilustra150.jpg
Foto:

melhores_softs_sicronizar_ilustra150.jpgSe você é mais um daqueles usuários que começa o dia usando o PC de casa, muda para o do trabalho, usa smartphone no trajeto entre os dois e chega ao netbook na reunião do final do dia, esta seleção de serviços será mais do que útil para você.

Confira opções de armazenamento online de dados - que tornam seus arquivos acessíveis via qualquer gadget conectado - e serviços que vão ajudar a sincronizar as informações armazenadas em todos os dispositivos que você utiliza ao longo do dia.

Windows Live Sync
Está levando um baile ao tentar manter inúmeros arquivos e pastas sincronizados entre vários computadores? Tudo vai ficar mais fácil com este serviço da Microsoft (é necessário se registrar).

Live_sync_for_web.jpg

Instale o programa em cada um dos PCs utilizados, diga ao serviço em quais pastas ficar de olho e a maneira que quer sincronizá-los, e o programa faz todo o resto para você.

Drop.io
Se você precisa compartilhar arquivos, como fotos e vídeos, este site torna a tarefa muito fácil. É só criar um nome para uma conta (são chamadas de 'drops' nesse serviço), fazer upload de seus arquivos para lá e, depois, permitir acesso às pessoas que você quer que baixem o material.

drop-io_500

Todas as contas possuem imagens em miniaturas dos documentos que você subiu. Assim os outros usuários podem ter uma ideia do que se trata antes de fazer o download.

Microsoft Live Mesh
Eis uma forma de sincronizar seus PCs e seus dispositivos com acesso à internet, compartilhando arquivos entre eles. Depois de criar pastas em sua própria página do Live Mesh (registro é obrigatório), acesse-a com todos os seus dispositivos, móveis ou não.

Microsoft_Live_Mesh_350

Também é possível sincronizar cada dispositivo com o conteúdo que houver no seu Live Mesh e ainda exercer controle remoto sobre seus PCs, smartphones ou outro aparelho por meio do site. O serviço é um pouco confuso de usar, mas se torna poderoso depois que o usuário seacostuma com ele.

SkyDrive
Este serviço gratuito da Microsoft (registro obrigatório) permite que você armazene até 25 GB de arquivos e os acesse a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Você ainda pode compartilhar esses dados. 

Skydrive-for_Web.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail