Home > Notícias

Grátis: um guia completo de BI para quem usa a inteligência em seus negócios

Saiba como as ferramentas de Business Intelligence permitem reunir, armazenar e analisar os dados de companhias de todos os portes

Por Redação da PC WORLD

11/01/2008 às 16h38

mook_bi_150.jpg
Foto:

Atualizada em 15/01, às 16h55

mook_bi_capaSeja a empresa de grande, médio ou pequeno porte, ela seguramente coletou uma infinidade de informações ao longo de sua existência. Desde os dados contábeis até aqueles relacionados a clientes, estoque e recursos humanos, todos eles podem ter utilidade maior do que se imagina. “As necessidades de BI hoje são as mesmas nas pequenas, médias e grandes empresas. A diferença está no volume de dados”, afirma Maurizio Niccolai, gerente de marketing e soluções da HP Brasil. “Todos querem entender clientes e saber onde há riscos para os seus negócios”, observa o executivo, explicando que tudo isso é possível a partir da análise de dados distribuídos pela empresa.

O BI (Business Intelligence) atende desde a pequena até a grande empresa. “As necessidades de saber, por exemplo, quem vende mais, qual produto dá maior margem de lucro e outras informações desse tipo, são comuns às empresas de todos os portes”, avalia Marcos Chomen, diretor regional da Cognos no Brasil. Flávio Bolieiro, vice-presidente da MicroStrategy para a América do Sul, concorda que o BI é hoje importante para todas as empresas.

“No mundo de tempestade de informações, é preciso conseguir filtrar as informações, e o BI pode ajudar em duas coisas fundamentais: reduzir custos e aumentar receitas. Como? Otimizando processos por meio da análise de dados, melhorando produtos ou criando novos. Com isso as empresas, independente de seu tamanho, podem conquistar novos clientes”, afirma Bolieiro.

Adriano Chemin, vice-presidente de vendas indiretas da Oracle Brasil, subsidiária da companhia que adquiriu a Hyperion no ano passado, acredita na tendência de massificação que, segundo ele, já havia sido verificada por institutos de pesquisa. “A IDC já apontou a necessidade de massificação do BI. Suas informações devem apoiar qualquer decisão corporativa de qualquer departamento”, afirma o executivo.

Até então guardadas em planilhas de Excel, Access ou bancos de dados existentes no mercado, todo este universo acabava esquecido, sem utilidade histórica maior para a empresa detentora. Além disso, como normalmente os dados eram mantidos em ilhas em cada um dos departamentos da organização, sem correlações de negócios com os demais, colher a informação necessária e analisá-la em tempo de utilizá-la em favor do negócio era algo trabalhoso e difícil. E é exatamente aqui que entram as ferramentas de Business Intelligence, mais conhecidas no mercado por sua sigla BI (pronunciada em inglês).

mook_bi_150
Para entender melhor como tais ferramentas funcionam e o que elas podem fazer por sua empresa, clique aqui e baixe gratuitamente a PC WORLD Extra - Business Intelligence.

O download desse especial é patrocinado pela Oracle.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail