Home > Notícias

Greenpeace: Sun e IBM se destacam em desafio de TI Verde

Empresas conquistaram 29 dos 100 pontos no desafio. Mas, para Greenpeace, desempenho ainda está longe do ideal.

IDG News Service/EUA

27/05/2009 às 11h50

coolIT_150.jpg
Foto:

coolIT_150.jpgA Sun Microsystems e a IBM tiveram as melhores pontuações no desafio Greenpeace CoolIT, que atribuiu notas para empresas de acordo com as tecnologias que oferecem para a redução de emissões de gases e com outras atitudes relacionadas à TI Verde. O resultado foi anunciado no final de maio.

A decisão do Greenpeace de desafiar os fornecedores de tecnologia da informação reside principalmente no potencial que a indústria tem de produzir tecnologias que auxiliem na recuperação do meio ambiente, como sistemas inteligentes de energia elétrica, transporte e automação residencial.

>> Visite o especial sobre TI Verde da PC World 

A Sun obteve a melhor posição dentre as empresas participantes. Resultado que reflete itens como  engajamento na causa da mudança climática e ações em relação a emissões de gás. Segundo o Greenpeace, falta à empresa oferecer mais informação a respeito das tecnologias verdes que produz e os impactos em outros setores da economia.

O Greenpeace também fez uma boa avaliação da IBM em relação ao portfólio de tecnologias verdes apresentado. Apontou, por outro lado, a necessidade da companhia em melhorar a apresentação de estudos de caso envolvendo redução de emissões e seu engajamento político.

O desafio contou com a participação de 14 líderes mundiais do mercado de tecnologia da informação que afirmaram possuir tecnologias voltadas à mudança dos problemas mundiais de meio-ambiente. A IBM e a Sun fizeram 29 pontos dos 100 possíveis. A Dell veio em terceiro lugar com 21 pontos, seguida pela Cisco com 19. Dentre as piores, a Sharp fez 5 pontos e a Toshiba ficou na última posição, com 2 pontos.

Para o Greenpeace, o desempenho geral das empresas ainda está longe do ideal, mas as tecnologias para redução de emissões de carbono continuam em desenvolvimento. De acordo com a organização, as pontuações devem aumentar nos próximos desafios.

pcw_logo_twitter_40.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail