Home > Notícias

Grupo quer padrão aberto em processamento de vídeo

Intel e Nvidia avaliam se irão utilizar o OpenCL, proposto pela Apple, como padrão aberto para auxiliar em GPU.

MacWorld/Reino Unido

18/06/2008 às 14h24

Foto:

As empresas Apple, Intel e Nvidia juntaram-se ao Khronos Group, consórcio industrial que cria padrões abertos como OpenGL, Open Max e Collada, para estabelecer um padrão que auxilie o trabalho conjunto de unidades de processamento gráfico (GPUs) e computadores.

O grupo irá validar e estabelecer a especificação OpenCL (Open Computing Language) proposta pela Apple. O OpenCL permite que qualquer aplicativo tenha acesso a toda potência de processamentos que são bloqueados na unidade de processamento gráfico - fazendo com que seja executado um volume maior de operações por segundo. O OpenCL permite que qualquer aplicação seja inserida em recursos da GPU e da CPU por meio de uma linguagem acessível baseada em C.

O objetivo é entrar em um consenso, desenvolver e tornar amplamente disponível um padrão aberto de programação específica que seja eficiente e permita a criação de soluções que combinem o poder de processamento do computador com a parte da GPU que não envolve tarefas gráficas.

A Apple anunciou recentemente que planeja inserir o suporte ao OpenCL na próxima versão de sistema operacional, chamada Snow Leopard, que “é otimizada para processadores multi-core, envolvendo o poder de processamento de GPUs”, e suporta até 16 Terabytes de memória, disse a companhia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail