Home > Notícias

Grupo suíço desenvolve ‘vacina’ para evitar bugs em softwares

Chamada Dimmunix, ferramenta observa atuação de sistemas durante erros e altera o funcionamento para evitar novas falhas.

Redação da PC World

28/01/2010 às 10h19

Foto:

Pesquisadores suíços desenvolveram uma ferramenta para evitar falhas em programas através de uma rede de computadores que atuam em conjunto. A ferramenta funciona como uma vacina e atua automaticamente, sem precisar de monitoramento.

Chamada Dimmunix, a vacina grava a assinatura digital de bugs que ocorrem em softwares e observa a reação do sistema à falha. Ao identificar em seus registros uma possível nova ocorrência do erro, a ferramenta altera a execução para manter o funcionamento do programa.

O Dimmunix também imuniza redes inteiras através da computação em nuvem. A ferramenta detecta bugs em uma determinada estação de trabalho e espalha a vacina pela rede inteira, evitando falhas em todos os sistemas envolvidos.

O download do Dimmunix é gratuito. Segundo os criadores, a ferramenta funciona perfeitamente em programas escritos nas linguagens Java e C++, além de sistemas em JBoss, MySQL, ActiveMQ, Apache, HTTPd, JDBC, Java JDK e Limewire.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail