Home > Notícias

Guerra de sistemas móveis: iOS 5 x Android 4.0

Comparamos os principais recursos dos mais recentes softwares para smartphone das rivais Apple e Google; novidades incluem recursos de voz e melhorias nas câmeras

PC World / EUA

19/10/2011 às 14h37

Foto:

Os recém-lançados iOS 5 e iPhone 4S ganharam novos rivais esta semana após a Google apresentar o Samsung Galaxy Nexus rodando seu sistema Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

O mais recente sistema mobile da gigante de buscas traz uma variedade de novos recursos, incluindo melhorias para comandos de voz, navegador, reconhecimento facial e fotos, e mudanças em apps importantes, como o Gmail e o Calendário.

O smartphone Galaxy Nexus possui uma enorme tela Super AMOLED de 4,65 polegadas com resolução de 1280x720 pixels, processador dual-core de 1.2GHz, chip com tecnologia NFC (Near Field Communication, para realizar pagamentos com o aparelho por exemplo), câmera traseira de 5MP e câmera frontal de 1.3MP. Tanto o Android 4.0 quanto o Galaxy Nexus chegam em novembro, mas a Google não anunciou o preço do smartphone.

As diferenças entre os sistemas e aparelhos são muitas: você quer uma profunda integração de comandos de voz com o assistente pessoal de voz Siri

, do iPhone 4S, ou o Voice Actions, do Android, será o bastante? Você quer tirar várias fotos panorâmicas ou apenas uma câmera sólida sem muitos recursos?

Antes de decidir entre o iOS e o Android, veja um guia rápido com os principais recursos das novas versões dos sistemas operacionais das concorrentes.

Câmera
A Apple e a Google fizeram melhorias para os seus softwares de câmera e agora ambos os sistemas móveis possuem a habilidade de acessar a máquina fotográfica a partir da tela de bloqueio. A Apple também adicionou ao iOS 5 a habilidade de pinça para zoom, assim como de usar linhas de grade para te ajudar a alinhar suas fotos.

iosicsfoto01.jpg

Novo Android tem recurso que "junta" várias imagens em uma grande foto panorâmica

Já o Android 4.0 traz um novo modo panorâmico que junta várias fotos para criar uma cena maior. Ele inclui um slider (“deslizador”) na parte inferior da tela,  para te ajudar a alinhar suas diversas fotos. A imagem panorâmica acima foi postada no Google+ pelo funcionário da gigante de buscas Matt Cutts – a foto foi tirada no Yosemite Park, usando um Nexus S rodando o Ice Cream Sandwich.

Melhorias para as fotos
Uma vez que tenha tirado suas fotos, o Android 4.0 e o iOS 5 possuem ferramentas embutidas para  ajudar a melhorar as imagens, como rotação e crop, remoção de olho vermelho e realce. O Ice Cream Sandwich também te permite ajustar níveis de cor e adicionar filtros no estilo do Instagram.

Comandos de voz
A Google adicionou algumas melhorias ao recurso Voice Action no novo Android, mas qualquer um que esteja esperando por uma resposta ao tipo de integração do Siri no iOS 5 ficará desapontado.

No entanto, o programa de comando de voz do Ice Cream Sandwich agora tem um recurso que permite acionar as ações de voz ao apenas falar com seu aparelho – não exigindo mais que você aperte um botão para isso.

Mas quem compra o iPhone 4S tem a vantagem de usar o novo assistente pessoal de voz Siri (ainda sem suporte para português brasileiro) que te permite fazer diversas tarefas usando apenas comandos de voz.

Alguns dos recursos mais interessantes da ferramenta incluem criar compromissos no calendário, ajustar alarmes e timers, obter dados e números básicos a partir do Wolfram Alpha, e adicionar lembretes baseados em localização.

Além disso, os dois comandos de voz permitem fazer coisas como reproduzir músicas, fazer buscas na web e ditar notas, mensagens SMS e e-mails.

Navegador
O Android 4.0 atualizou as capacidades do seu browser, com novos recursos como sincronização de favoritos com o Google Chrome, modo incógnito e a habilidade de salvar páginas inteiras da web para leitura offline.

Já o iOS 5 inclui navegação por abas no iPad (adicionado aos tablets Android com a versão anterior Honeycomb); navegação privada; Safari Reader e Reading List, um recurso que permite salvar páginas web para ler depois.

Mas, ao contrário do Ice Cream Sandwich, o Reading List não permite armazenamento de cache offline – o recurso também sincroniza todos os seus aparelhos habilitados para o iCloud, incluindo computadores desktop.

Notificações e multitarefa
A Apple literalmente “emprestou” do Android o novo sistema de notificações do iOS 5, que inclui funcionalidades como as novas notificações aparecendo no topo da tela do seu aparelho, assim como uma tela central completa de notificações que você pode navegar a partir do topo da sua tela.

Já as notificações do novo Android incluem algumas melhorias, como permitir que os usuários abram a janela de notificações a partir da tela de bloqueio do aparelho.

A Google também adicionou um novo recurso chamado Apps Recentes (Recent Apps), que é uma lista que permite visualizar imagens em miniatura de todos os apps abertos no momento e navegar entre eles com apenas um toque.

appsrecentesics01.jpg

Ice Cream Sandwich traz central com apps abertos recentemente

Novos apps e recursos
O Android 4.0 tem um app Pessoas (People) que é parecido com o hub Pessoas do Windows Phone 7. O novo aplicativo do Android inclui uma foto de perfil maior para cada um de seus contatos e integra suas atualizações de status em redes sociais a partir de serviços como Twitter e Google+.

O Ice Cream Sandwich também tem um novo aplicativo do Gmail que supostamente funciona de forma mais rápida, inclui um novo painel de preview e permite fazer buscas offline pelos seus e-mails dos últimos 30 dias.

A Google atualizou os apps Calendário, Mapas e Música, mas a companhia ainda precisa mostrar o que essas mudanças realmente trazem. Além disso, há um novo app de uso de dados que mostra em um gráfico quantos dados você tem usado, e também é possível ver previsões de uso para planejar sua capacidade de banda e planos de dados.

 

Outra novidade do Android 4.0 é um recurso de compartilhamento chamado Android Beam. O software compartilha apps, contatos, músicas e vídeos ao colocar dois telefones lado a lado. Mas o Beam só funciona em aparelhos com chips NFC. E não é só isso. O Ice Cream Sandwich ainda adiciona o Wi-Fi Direct, um concorrente do Bluetooth que conecta dois aparelhos diretamente usando sinal Wi-Fi (sem a necessidade de conexão com a Internet).

A Apple adicionou ao iOS 5 um novo app Lembretes (Reminders) que possui  consciência de localização (integração do Siri apenas para o iPhone 4S). Também há o app Banca (Newsstand) para receber atualizações automáticas dos seus apps de jornais e revistas iOS, como New York Times, The Daily, entre outros.

O rival da Apple para o BlackBerry Messenger, o iMessage, também te permite enviar mensagens de texto para outros aparelhos com o iOS 5 (incluindo o iPad). O iMessage não conta em sua cota mensal de SMSs da operadora, mas usa dados 3G, se você não estiver usando uma conexão Wi-Fi.

 

Backup na nuvem

Os usuários Android já podem armazenar itens na nuvem há algum tempo, incluindo apps comprados, e agora também músicas com o Google Music e fotos pelo Google+. A Apple corre atrás da rival de algumas maneiras com o lançamento do iCloud, que inclui sincronização de apps todos os seus aparelhos.

Mas ambos os serviços estão chegando ao armazenamento de músicas e fotos mais ou menos na mesma época. O iCloud também sincroniza seus documentos para você, e os usuários do iOS 5 agora podem receber atualizações over-the-air (wireless) via Wi-Fi para seus aparelhos iOS. O Android já tem a habilidade de receber atualizações wireless há algum tempo.

A Google ainda adicionou um recurso de segurança menor, mas interessante, que te permite desbloquear seu telefone por meio de reconhecimento facial.

E ignorar chamadas não desejadas ou que não podem ser atendidas no momento ficou mais fácil com um novo conjunto de respostas “enlatadas” que te deixa enviar uma mensagem para a pessoa que ligou para informá-la a razão para não atender ao telefone.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail