Home > Notícias

Guerra de smartphones: iPhone 4S x Nokia Lumia 800 x Nexus Galaxy…

Comparamos o novo aparelho da Nokia com Windows Phone 7 com rivais de peso - e ele fica para trás em várias características

PC World / EUA

27/10/2011 às 15h32

Foto:

A Nokia está apostaseu futuro no sistema móvel da Microsoft, e apresentou nesta quarta-feira, 26/10, seu primeiro aparelho com o Windows Phone 7, o Lumia 800. E se o novo smartphone te parece familiar, saiba que ele é muito parecido com o Nokia N9, que roda o sistema natimorto MeeGo.

O Lumia 800 traz algumas melhorias em relação ao seu “irmão” renegado, incluindo um processador mais rápido. Mas, em comparação aos grandes nomes do mercado, como o iPhone 4S e os mais novos aparelhos Android Galaxy Nexus e Droid RAZR, o aparelho da Nokia fica para trás, em vários pontos da configuração.

O Lumia 800 tem uma tela curvada de 3,7 polegadas que é menor do que o display de 3,9 polegadas do N9 – uma mudança necessária para acomodar os três botões físicos que o sistema Windows Phone 7 exige embaixo da tela.

 

Além disso, a tela do Lumia é um pouco maior do que a do iPhone 4S (com 3,5 polegadas), mas perde feio para o Galaxy Nexus e suas 4,65 polegadas. O telefone da Nokia também possui a menor densidade de pixels (800x480), muito longe dos 1280x720 pixels do Nexus Galaxy, ou da Tela Retina do iPhone 4S, que tem a densidade de pixels mais alta entre os aparelhos analisados neste comparativo.

E a Nokia também não pode se gabar de o Lumia 800 ser fino. Com 12,1mm, ele é o smartphone de maior espessura do comparativo. Também é o mais pesado, com 142 gramas – um fio de cabelo a mais do que o iPhone 4S (140g) e o Nexus Galaxy (135g).

O Lumia também fica devendo na parte interna: é o único a não trazer um processador dual-core. Possui um processador de 1,4 GHz de um núcleo, e 512 MB de RAM. Em comparação, o iPhone 4S roda um chip dual-core de 1 GHz, tem o mesmos 512 MB de memória RAM. No topo da lista nesse item fica o Galaxy Nexus, com um processador dual-core de 1,2GHz e 1GB de RAM.

Leia também:

 iPhone 4S x Galaxy S II x Bionic x BlackBerry Torch...

Primeiras impressões: Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710


tabela-mac27-11-11peq.jpg

iPhone 4S supera novo rival Lumia 800 em diversas modalidades (clique para expandir a tabela)

Em termos de câmera, a nova aposta da Nokia é uma mistura de características. Possui uma câmera de 8 MP com lentes Carl Zeiss na parte traseira, como o iPhone 4S. Mas, ao contrário do aparelho da Apple, ele não grava vídeos HD em 1080p, apenas 720p.

Até mesmo a câmera de 5 MP do Nexus grava em 1080p. E surpreendentemente o Lumia 800 não traz uma câmera frontal para videochamadas, sendo assim o único smartphone do comparativo sem uma.

De modo geral, o Lumia 800 poderia ser uma proposta interessante para quem busca um smartphone fora dos universos iPhone ou Android, com boas especificações e um ótimo visual.

Mas quando comparado aos seus rivais, o aparelho da Nokia não tem nada de extraordinário a oferecer: não é aparelho mais fino ou rápido, nem possui a melhor câmera ou recursos extras (como armazenamento expansível, câmera secundária, HDMI ou NFC).

A Nokia não anunciou os preços do Lumia 800 para as operadoras dos EUA, mas o aparelho chega em novembro por US$ 584 em sua versão desbloqueada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail