Home > Notícias

Guerra dos slides: Quem leva a melhor, PowerPoint ou Keynote?

Macworld compara as suítes de escritório Office 2008 e iWork 08 para a criação de apresentações de slides. Veja quem ganha o duelo.

Por Macworld/Londres

27/05/2008 às 14h57

keynote_powerpoint_150.jpg
Foto:

ppt_vs_key_dest150Já observamos a disputa entre Office 2008 e iWork 08 nos textos (Word e Pages) e nas planilhas e cálculos financeiros (Excel e Numbers). Agora é vez das apresentações de slides.

Para comparar o PowerPoint 2008 e o Keynote 08, a mesma apresentação de slides foi elaborada nos programas, com templates e adição de efeitos especiais.

O básico

Os dois programas oferecem templates para auxiliar os iniciantes, ou qualquer um com prazos apertados. O processo inicial da construção de uma apresentação é mais convidativo no Keynote.

Por padrão, quando um novo documento é aberto o Keynote permite que você escolha entre uma coleção ampla de temas. Os temas contêm slides mestre coordenados por cores, caixas de texto para títulos, subtítulos, imagens e outros conteúdos.

ppt_vs_key_temask

Temas e formatos: os dois programas possuem uma coleção de temas e formas. Keynote é mais prático.

O PowerPoint exige que a escolha de temas e layouts seja feita separadamente. Pelo botão Slide Themes na Elements Gallery  é possível alterar as cores da apresentação, fontes e planos de fundo. O botão Slide Layouts altera a composição de elementos em cada slide.

Na criação de um slide de introdução, com um espaço para título, tópicos e a adição de tempo para cada item os programas trabalharam sem grandes problemas.

++++

ppt_vs_key_dest150A Toolbox do PowerPoint e o Inspector do Keynote agrupam as funções de formatação em janelas flutuantes com etiquetas. A Toolbox oferece uma gama maior de funções, mas sua organização é confusa. O Inspector é menos complicado, permitindo a abertura de quantas janelas forem necessárias.

Imagens podem ser adicionadas nos slides simplesmente arrastando o arquivo desejado do Finder para o slide.

Para visualizar o projeto e reordenar os slides os ícones do Keynote oferecem uma visualização mais precisa, deixando os modos de exibição de miniaturas do PowerPoint de lado.

ppt_vs_key_anime

Ferramentas: Keynote (esq) organiza melhor as animações.

No geral, para a criação de uma apresentação básica o Keynote toma a liderança.

++++

ppt_vs_key_dest150Imagens e multimídia

A biblioteca de efeitos do PowerPoint é mais ampla, com distorções de lente e outras transformações. As opções de sobra incluem perspectivas, o que podem dar a impressão de a foto estar em uma superfície sólida.

A ferramenta para eliminar cores de fundo de uma imagem é mais versátil no Keynote, que funciona em pixels contínuos e possui ajuste de sensibilidade. O PowerPoint renderiza cada pixel da cor transparente selecionada, o que só funciona se a cor do objeto não for a mesma do plano de fundo.

ppt_vs_key_animek

Movimento: Keynote permite a criação de um caminho para objeto animado.

Inserir filmes no slide é simples nos dois programas, mas o Keynote oferece mais controles para execução. No PowerPoint é possível executar e pausar o vídeo, no Keynote é possível pausar e alterar a posição do vídeo por uma barra de rolagem, além de colocar o vídeo em loop.

Na criação de tabelas o PowerPoint torna o processo mais simples. No Keynote as tabelas adotam cores e atributos do tema escolhido, mas é difícil prever como a tabela ficará durante sua construção. No PowerPoint a diferença é a grande quantidade de temas e estilos para a tabela.

++++

Nesta fase mais avançada da apresentação o justo é indicar um empate.

ppt_vs_key_dest150Animações e compartilhamento

Com a ferramenta Action Build o Keynote leva a melhor nas animações. No PowerPoint não é possível especificar o caminho percorrido pelos objetos.

O verdadeiro teste desses programas é a efetividade da apresentação com a audiência. Tanto o PowerPoint como o Keynote tornam essa tarefa eficiente.

É comum entre palestrantes a colaboração nas apresentações, ou mesmo a entrega por um computador de outra pessoa. Isso pode ser um problema para os usuários de Keynote. O programa possui opções de exportação para formato PowerPoint, mas o resultado não é o ideal, exigindo alterações manuais pelo usuário.

++++

ppt_vs_key_dest150A adoção do XML nos formatos para o PowerPoint 2008 só dificulta o processo, especialmente para partilhar apresentações entre colegas que utilizam o PowerPoint para Windows.

O Keynote pode exportar apresentações no formato QuickTime com transparências, filmes e gráficos intactos, mas o arquivo só será executado em computadores onde o QuickTime estiver instalado.

Para apresentações avançadas, o Keynote é melhor que o PowerPoint. Para o compartilhamento de apresentações com colegas nenhum é muito eficiente.

A palavra final

A escolha do programa depende mais do hardware que você utiliza que pelo desempenho dos softwares. Somando prós e contras o Keynote leva a melhor, gerando apresentações mais elaboradas e eficientes. Mas os problemas de compatibilidade com outros computadores (rodando Windows e PowerPoint) podem atrapalhar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail