Home > Dicas

Dica de compra: iMac ou Mac Pro?

De olho em um desktop da Apple? Ambos computadores são extremamente poderosos, mas há algumas considerações importantes a fazer antes de fechar o pedido

Macworld/EUA

13/12/2011 às 16h18

Foto:

Um leitor de Macworld escreveu para a redação querendo um conselho sobre uma difícil escolha entre os usuários de Mac. Ele escreveu:

Trabalho em um estúdio de design gráfico e recebemos uma verba para fazer um upgrade em nossos Macs. Não consigo decidir o que seria melhor - um iMac de 27 polegadas ou um Mac Pro de oito núcleos. Ambos teriam o máximo de RAM e as melhores placas de vídeo disponíveis. Qual a opinião de vocês a respeito dos dois produtos?

Há algum tempo, o pensamento convencional seria comprar o Mac Pro mais avançado se o usuário precisasse de recursos profissionais e deixar o iMac para os consumidores “normais” que apenas desejam um computador legal. Esses dias acabaram - os iMacs de hoje possuem um hardware turbinado: são incrivelmente rápidos e possuem uma performance gráfica poderosa.

Se estiver preocupado com armazenamento, você sempre pode plugar um disco externo ou, no caso de um estúdio, transferir os dados para ou a partir de um servidor. Os modelos novos de iMac também possuem entrada Thunderbolt, que ainda não está disponível no Mac Pro. Ou seja, para quem quer usar em casa, continua sendo a escolha (até por conta do preço), e também pode ser a opção na empresa.

Porém o Mac Pro não é de "se jogar fora", claro. O ideal seria esperar a Apple lançar um update para que adicionasse entradas Thunderbolt ao computador e um processador mais rápido. Entretanto, não é certeza absoluta de que isso aconteça. E, claro, se você deseja maior flexibilidade em relação à performance gráfica do computador, o Mac Pro é a melhor escolha, porque é muito mais fácil substituir a placa gráfica por uma nova. 

Dito isso, outra grande preocupação, principalmente para quem trabalha em um estúdio, é a tela. Se você trabalha com imagens e elas não ficam boas no display do iMac, este não é o computador certo. Claro que é possível conectar um monitor externo no iMac e utilizar como tela principal (deixando o visor do computador como secundário), entretanto isso é um grande desperdício de dinheiro. 

Visto que trata-se de um estúdio cheio de Macs novos, um ótima sugestão seria usar o iMac emprestado por alguns dias. Calibre o display e deixe que os funcionários experimentem o equipamento e constatem se o monitor compreende aos requerimentos do trabalho. Caso ele não sirva para certas atividades, é melhor adquirir um Mac Pro e escolher monitores adequados. 

mac_pro_01
O Mac Pro é mais flexível para substituições de peças e aceita diferentes tipos de monitor

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail