Home > Dicas

Guia de fones de ouvido: entenda as diferenças e escolha o melhor para você

Qual é o seu preferido: over-the-ear, on-ear, in-ear ou earbuds? Se você está em dúvida, confira as dicas e acerte na escolha do seu headphone

Por Theo Nicolakis, da TechHive

02/12/2018 às 19h01

Foto: Theo Nicolakis

Os fones de ouvido (headphones) são o melhor acessório para experiências de audição intimistas. Nada mais importante do que um excelente conjunto de fones quando se quer deixar o mundo de lado e mergulhar na música.

Praticamente todo dispositivo digital conectado vem acompanhado de um par de fones de ouvido, especialmente se for um  smartphone. Mas há grandes chances de nenhum deles atender completamente suas expectativas. Fones de ouvido confortáveis ​​e de alta qualidade podem transformar sua experiência com som, desde ouvir música e podcasts até assistir programas de TV e filmes.

Prefira você o isolamento de fones de ouvido intra-auriculares (in-ear), o conforto de um modelo over-the-ear, a conveniência do wireless, ou mesmo se ainda não tem certeza de sua preferência, nossas dicas vão ajudá-lo a escolher o modelo certo para sua personalidade e que caiba no seu orçamento.

Entenda os headphones over-the-ear

Os headphones over-the-ear (também conhecidos como circum-aural, que circunda a orelha) são o objeto do desejo dos audiófilos para audições críticas que exigem alta fidelidade. E por um bom motivo: esse tipo de fone cobre completamente o ouvido, criando uma concha acústica estável.

Eles vêm em dois modelos: fechado e aberto. Os modelos fechados ajudam a vedar o ruído ambiente e evitar que o som vaze para o ambiente (e para microfones próximos, se você por acaso estiver em um estúdio de gravação). Como regra geral, por causa de seu design, os fones de ouvido fechados tendem a ter uma resposta de graves melhor e mais visceral do que os de abertura. Alguns fones de ouvido fechados da Bose, Sony, JBL e outros também possuem tecnologias de cancelamento de ruído ativo (ANC) para reduzir bastante o ruído ambiente durante viagens aéreas ou em viagens barulhentas (não use se você for o motorista, obviamente).

Os fones com design aberto normalmente têm uma tela perfurada que permite a passagem de ar entre as conchas que cobrem a orelha e o mundo externo. Com o design aberto você pode ouvir o ambiente ao seu redor e qualquer pessoa perto de você pode ouvir facilmente a música que está tocando. O melhor lugar para usar fones de ouvido abertos é em um lugar tranquilo em casa, pois usá-los em um ambiente barulhento ou em uma biblioteca incomodaria os outros ao redor.

Escolha um design aberto para ter mais sensação de profundidade e espacialidade nas gravações musicais. Esses tipos de fones de ouvido liberam sua música como se você estivesse ouvindo alto-falantes independentes ao seu redor.

A maior desvantagem dos fones de ouvido over-the-ear é seu tamanho e volume. Modelos que podem ser dobrados para transporte, como o Bowers & Wilkins P7 e o P9 Signature, o V-Moda Crossfade 2 e o Focal Listen Wireless são ainda mais volumosos do que os modelos on-ear. Alguns modelos não permitem ser dobrados para carregar.

Entenda os headphones on-ear

As conchas menores dos headphones on-ear (conhecidos como supra-aural) foram projetadas para ficar sobre suas orelhas. Isso permite que tenham qualidade de som próxima dos headphones over-the-ear, mas em um formato mais compacto. Muitos modelos, incluindo o AKG N60NC sem fio, podem ser dobrados para viagem.

Esse tipo de headphone exige que você teste os diferentes modelos sobre suas orelhas.  Alguns modelos são muito apertados e outros muito soltos. Apesar de os modelos justos reduzam o ruído externo, eles podem se tornar cansativos e doloridos de usar por longos períodos.

Entenda os fones in-ear

Fones in-ear (também conhecidos como intra-auriculares ou IEMs), encaixam-se dentro do canal auditivo e criam uma vedação com uma ponta de silicone ou de espuma. Como eles transmitem o áudio quase diretamente para seus tímpanos, as IEMs tendem a oferecer um nível de som menor do que os fones de ouvido over-the-ear ou on-ear.

Por causa do tamanho compacto são ótimos para viagens e prática de exercícios. E, os modelos que incluem microfones (sem fio ou no cabo dos modelos com fio) podem ser usados com seu smartphone. Alguns modelos feitos para usuários com estilo de vida ativo até possuem classificações IPX certificando sua resistência à água (e ao suor).

Um fator crítico para esse tipo de fone é ter bom encaixe e vedação rigorosa, o que garante melhor desempenho de áudio. A resposta de graves dos intra-auriculares depende da qualidade da vedação. Se for muito solta, o baixo parecerá anêmico. Devido à sua capacidade superior de vedação, as pontas feitas com espuma de memória, que se expandem para assumir a forma exata do seu canal auditivo, não só se encaixam melhor como também bloqueiam o ruído ambiente - em alguns casos, 25dB ou mais - e melhoram a percepção dos sons graves nos fones intra-auriculares.

Os headphones over-the-ear e on-the-ear topo de linha possuem cabos removíveis, que podem ser substituídos quando danificados ou desgastados pelo uso. Isso nem sempre se aplicava no caso dos fones de ouvido intra-auriculares mais antigos. No entanto, alguns IEMs recentes vêm agora com cabos destacáveis que estão em conformidade com o padrão MMCX (Micro Miniature Coax Connector), para que você possa usar qualquer cabo MMCX compatível com eles. Substituir um cabo é uma alternativa muito melhor do que jogar foram um conjunto de fones de ouvido em bom estado.

Explicando os fones earbuds

Os earbuds (fones auriculares) são semelhantes aos fones de ouvido intra-auriculares (IEMs), mas são projetados de maneira diferente. Os earbuds se encaixam na concha do ouvido externo em vez de se encaixar dentro do canal auditivo. Os earbuds não bloqueiam o ruído ambiente e você pode ter de aumentar o volume do seu dispositivo de som para superar o nível de ruído do ambiente ao seu redor.

O efeito nesse caso é que quem está em volta de você ouve o mesmo que você está ouvindo. Uma grande vantagem dos earbuds é ter um tamanho que serve para todos. Mas a queixa mais comum sobre eles é que saem dos seus ouvidos com muita facilidade, especialmente enquanto você está correndo ou se exercitando.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail