Home > Dicas

Guia iOS 4.3: conheça o novo sistema da Apple

Saiba como ativar os principais recursos da nova versão do sistema para iPhone, iPad e iPod Touch; atualização já está disponível e é gratuita.

PC World / EUA

11/03/2011 às 16h57

Foto:

Se você não sincronizou seu iPhone, iPod Touch ou iPad nas últimas horas, saiba que há uma surpresa te esperando: a Apple lançou a atualização iOS 4.3, prometendo novas maneiras de acesso ao conteúdo do iTunes, uma opção de hotspot pessoal Wi-Fi e melhorias na velocidade do navegador. Se você quiser descobrir como ativar todos os novos recursos do aparelho, veja abaixo nosso pequeno guia para você aproveitar ao máximo a nova versão do sistema da “maçã”.

Primeiro, as más notícias
A versão mais recente do sistema operacional móvel da Apple só funciona com o iPhone 3GS e 4, iPad 1 e 2,  e iPod Touch 3G e 4G. Desculpe, donos do iPhone 3G, mas parece que vocês foram deixados de lado. E tomem cuidado donos do 3GS, porque existem chances de ele ser o próximo banido da lista de atualizações do iOS.

Agora que já tiramos a parte desagradável do caminho, veja o que você pode fazer com os principais novos recursos do iOS 4.3.

iTunes Home Sharing
Você não precisa mais transferir e sincronizar conteúdo com o seu aparelho iOS para assistir a um filme salvo na sua biblioteca do iTunes. Em vez disso, agora você pode apenas realizar streaming dele na rede Wi-Fi da sua casa diretamente do seu computador para um aparelho iOS.

Leia também

- Hackers liberam jailbreak do iOS 4.3 (http://migre.me/42IY6)

guiaios4301.jpg

 Novo iOS 4.3 foi liberado pela Apple alguns dias antes do esperado

Para começar, autorize o iTunes Home Sharing no seu computador ao clicar em Advanced>Create Home Share. Depois digite sua Apple ID e senha quando pedido. Então, você precisará fazer a mesma coisa em seus aparelhos iOS ao abrir o aplicativo ajustes e selecionar o ícone do programa iPod. Você encontrará um cabeçalho chamado “Home Sharing” e então tudo que terá de fazer é digitar sua Apple ID e senha novamente. Para ver um guia passo-a-passo dessa configuração, confira nossa dica especial sobre o assunto (http://migre.me/41S6V).

guiaios4302.jpg

 iTunes Home Sharing permite que você compartilhe conteúdo da sua biblioteca no software entre um computador e aparelho iOS

Desde que tanto seu computador quanto seu aparelho iOS estejam na mesma rede Wi-Fi, você está pronto para acessar o conteúdo do seu Mac/PC em seu gadget portátil da Apple. Em um iPhone ou iPod Touch, todo seu conteúdo é acessado por meio do seu aplicativo iPod (laranja). Apenas selecione o menu “More” na parte inferior do aplicativo e na próxima tela selecione o ícone “Shared” também na parte inferior. Você pode então escolher acessar a biblioteca local do seu iPhone ou o conteúdo do seu computador.

As opções do iPad são um pouco diferentes para acessar o conteúdo do Home Sharing. Você acessa músicas e podcasts por meio do aplicativo iPod, assim como no iPhone. Para mudar entre suas bibliotecas do Home Sharing e sua biblioteca salva do tablet toque no item do topo do menu no lado esquerdo da tela inicial do app iPod.

Se quiser assistir a conteúdo de vídeo, terá de usar o aplicativo “Videos”, do iPad, e selecionar a aba “Shared” no topo da tela. Isso irá te mostrar a biblioteca disponível do Home Sharing. Selecione-a e poderá acessar todo o conteúdo de vídeo do iTunes, incluindo filmes, programas de TV, vídeos musicais, trailers de filmes, podcasts em vídeos e iTunes U. Lembre-se que você poderá apenas assistir aos vídeos na sua biblioteca do iTunes, e não todos os vídeos armazenados em seu computador.

Hotspot pessoal
Você pode transformar seu iPhone 4 ou iPhone 3GS em um hotspot Wi-Fi pessoal que te permite compartilhar sua conexão de dados do celular com até outros cinco aparelhos. Para começar, abra o app de ajustes e selecione “Personal Hotspot”. Então ative-o tocando no botão on/off. Se sua conexão Bluetooth estiver desligada, você receberá um pedido para ligá-la ou pode realizar tethering com sua aparelho via USB para um notebook ou outro aparelho compatível.

guiaios4303.jpg

 Hotspot pode significar economia de dados para usuários

Provavelmente serão cobradas taxas adicionais para usar esse recurso do iPhone. Por isso, se informe com sua operadora antes de utilizá-lo.

AirPlay
A Apple estendeu seu recurso AirPlay, que pode realizar streaming de áudio, imagens e conteúdo em vídeo do seu aparelho iOS para uma Apple TV de segunda geração (não lançada no Brasil), para incluir aplicativos de terceiros e o aplicativo de fotografias do iPad. Não há nada para ativar aqui, já que esse é um recurso que os desenvolvedores precisarão implementar com uma atualização. Se um aplicativo for compatível com o AirPlay, você verá um ícone do recurso. Apenas toque-o e selecione “Apple TV” para realizar streaming do conteúdo diretamente para sua televisão.

guiaios4304.jpg

Chave lateral
Se você era um dos muitos usuários que reclamaram quando a chave lateral do iPad mudou de um botão de trava de rotação de tela para um botão mute (silenciar), fique tranquilo, pois seu pedido foi atendido. A chave lateral é um botão mute por padrão, mas se você quiser mudá-la para uma trava de rotação, apenas abra o app ajustes do seu iPad e selecione “General”. No cabeçalho “Use Side Switch to”, você pode escolher entre trava de rotação de tela e botão mute.

Além disso, a Apple afirma que o iOS 4.3 acelera a velocidade de scripts JavaScript no navegador móvel Safari.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail