Home > Notícias

GW990 é o primeiro dispositivo com a nova plataforma Moorestown Intel

Equipamento da LG é o primeiro smartphone a a usar plataforma baseada no Atom e que roda múltiplos aplicativos simultaneamente.

IDG News Service

08/01/2010 às 8h34

engadget_gw990_150.jpg
Foto:

A Intel mostrou na quinta-feira (7/1) o primeiro smartphone baseado na plataforma móvel Moorestown, produzido pela empresa.

O smartphone GW990 será feito pela LG Eletronics e deve ser lançado durante o segundo semestre do ano, disse com o CEO da Intel, Paul Otellini durante uma keynote da Consumer Eletronics Show (CES) em Las Vegas. Será o primeiro dispositivo lançado que usará o Moorestown, um chip baseado no processador Atom.

O aparelho terá uma tela de 5 polegadas e rodará vídeos em alta definição. A tela é sensível a múltiplos toques e inclui uma câmera na parte da frente e atrás. O telefone roda o sistema Moblin OS, baseado no Linux.

A LG divulgou ano passado que adotaria a plataforma para um dispositivo, mas não deu maiores detalhes. Outras fabricantes, como a Nokia, também farão produtos com o Moorestown.O telefone terá a capacidade de rodar múltiplos aplicativos ao mesmo tempo. Durante uma apresentação, o telefone rodou vídeos em alta definição e um calendário ao mesmo tempo.

engadget_gw990_300
Fonte: Engadget.com

A plataforma Moorestown consome metade da energia no moto de uso ativo e até 50 vezes menos força quando está inativo comparado a seus predecessores, de acordo com a Intel.

O Moorestown inclui uma versão econômica do processador Atom chamada Lincroft, que é emparelhado com um chipset chamado Langwell. A Intel descreve o Lincroft como um sistema-em-chip (SoC, do inglês system-on-chip) com um acelerador gráfico 3D, controle de memória integrado e outros componentes em apenas um chip.

A plataforma fornece o poder de computação necessário para levar funções de computador para smartphones, de acordo com Otellini. O Moorestown é o sucessor da plataforma Menlow, que é usada em produtos como dispositivos móveis de internet.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail