Há 21 anos, Apple lançava o iMac com design colorido

Talvez, o computador mais icônico da Apple

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Nota do editor: 21 anos atrás, em 15 de agosto de 1998, a Apple lançou oficialmente o iMac. Para comemorar o aniversário, estamos repostando este artigo que apareceu originalmente no décimo aniversário do iMac, em 15 de agosto de 2008.

O iMac causou uma impressão instantânea quando a Apple o divulgou pela primeira vez em maio de 1998. Mas ele não começou a agitar as coisas que ele começou a produzir - o que aconteceu em 15 de agosto de 1998. Indiscutivelmente o computador desktop mais influente da última década , as especificações originais do iMac parecem antiquadas pelos padrões de hoje. Por US$ 1.299, você tinha um processador PowerPC G3 de 233 MHz, 32 MB de RAM, um disco rígido de 4GB, um monitor embutido de 15 polegadas e alto-falantes estéreo - tudo em uma case incrivelmente elegante.

A maravilha de Bondi Blue anunciou o retorno de Steve Jobs como um líder visionário para a Apple e interrompeu a queda livre da Apple em meados dos anos 90. Inicialmente comercializado como um portal fácil de usar para a internet, o iMac transcendeu esse papel simples e redefiniu para sempre o mercado de desktops - sem mencionar o design industrial do consumidor.

Mas você já se perguntou como? Aqui estão oito maneiras pelas quais o iMac original abalou o mundo.

O iMac matou as CPUs sem graça

Antes do iMac, os gabinetes para computadores pessoais estavam presos em uma rotina de design. A maioria dos fabricantes produzia caixas de metal bege ou cinza, cada uma projetada como uma peça de equipamento meramente funcional, em vez de uma ferramenta criativa esteticamente agradável. O design do iMac quebrou o status quo com sua preferência por curvas suaves em cantos ásperos e cores vibrantes sobre a neutralidade opaca. A Apple chegou a cunhar um novo termo, "Bondi Blue" - um tom azul esverdeado com o nome do litoral australiano de Bondi Beach - para descrever a cor de sua nova máquina. Combinado com um padrão de listras brancas como gelo, o esquema de cores cria um espaço impressionante até então inédito no mundo dos PCs. Isso causou um grande impacto no público, mas isso foi apenas o começo.

Nos atingiu com o "i"

iPod, iPhone, iChat, iLife, iSight. De onde vieram todos esses iPrefixos de letras minúsculas? Você pode agradecer ao iMac por iniciar essa tendência onipresente de marca da Apple.

O "i" no "iMac" originalmente significava "internet" (ou alternadamente: "indivíduo, instruir, informar ou inspirar", de acordo com a apresentação de slides iMac de 1998 de Steve Jobs). O prefixo "i" chegou aos nomes de produtos que não são da Apple - principalmente na forma de acessórios para iPod. Depois que a internet tornou-se notícia cotidiana, o iPrefixo da Apple mudou o significado para servir trocadilhos como "iSight", ou para implicar ambiguamente o pronome de primeira pessoa "I", como em "iChat".

Pegando a onda da internet

O primeiro ângulo de marketing da Apple com o iMac se baseou fortemente na popularidade em expansão da internet em meados dos anos 90. Com o "i" em "iMac" sendo curto para "internet", a Apple cobrava o iMac como uma maneira fácil de se conectar à rede global (em apenas duas etapas, de acordo com um anúncio da Apple). Concentrando-se na aptidão da internet do iMac, a Apple escolheu uma maneira única de diferenciar seu produto de outros computadores e de saltar para o topo da pilha de PCs do consumidor. Funcionou.

Introduziu o USB para as massas

A única confiança do iMac na interface USB fez com que os usuários de Mac tivessem que jogar fora todos os seus mouses, teclados, scanners, impressoras e unidades externas antigas. A falta de portas SCSI do computador assustou particularmente os especialistas em Mac, que há muito confiam no SCSI para armazenamento externo. Mas, ao mesmo tempo, o iMac forneceu o primeiro drive USB necessário para realmente decolar. Graças ao iMac, muitos fabricantes de periféricos lançaram sua primeira rodada de acessórios de computador USB - não foi coincidência que a maioria deles tenha sido fornecida em uma caixa azul-esverdeada transparente.

Matou o drive de disquete

A Apple lançou a unidade de disco Sony de 3,5 polegadas com o Macintosh em 1984 - e 14 anos depois, a empresa a matou com o iMac, que não tinha drive de disquete. A imprensa saudou a decisão de omitir armazenamento removível com considerável ceticismo. Mas a ausência de uma unidade de disquete foi uma afirmação ousada - a Apple estava declarando que a partir de agora você vai usar a internet e as redes locais para transferir seus arquivos. E a Apple estava certa, mesmo que a empresa estivesse um pouco à frente da curva. Nos dias de hoje, os computadores não têm uma unidade de disquete e os usuários quase não percebem isso.

Definiu padrões para design industrial

A próxima vez que você ver algum produto com um estojo de plástico translúcido - especialmente aqueles disponíveis em várias cores doces - você pode agradecer (ou praguejar) ao designer-chefe do iMac, Jonathan Ive. Após o lançamento do iMac, o invólucro de plástico translúcido multi-colorido tornou-se um elemento tão comum na indústria de produtos de consumo que o desfile de modelos Technicolor de 1999 a 2000 do iMac quase se tornou uma paródia de si mesmo. A Apple teve que seguir em frente, deixando cair a gama brilhante de cores da linha de produtos com o lançamento do iMac de tela plana em 2002. Mesmo assim, outras empresas vieram para o passeio: a maioria dos dispositivos eletrônicos de consumo agora é fornecida em alumínio escovado, gelado branco ou preto brilhante - as cores usadas em outras iterações do iMac.

Resgatou Steve Jobs

Durante uma luta pelo poder em 1985, os executivos da Apple forçaram Steve Jobs a se demitir da empresa que ele co-fundou. Depois que a Apple comprou a NeXT em 1997, Jobs retornou à Apple e logo se tornou o “CEO Interino”. O mundo o procurou para transformar a Apple, e ele entregou: depois de lançar linhas de produtos não rentáveis ​​e simplificar os negócios em geral, a Apple estava de volta Preto. Mas nenhuma quantia de orçamento poderia se comparar simbolicamente com o sucesso do iMac - claramente o bebê de Jobs -, que serviu como um lembrete concreto de sua habilidade incomum de inspirar aqueles sob ele a criar produtos incríveis. O sucesso do iMac significou o sucesso de Jobs, e isso inspirou os fiéis da Apple a segui-lo mais uma vez.

Isso salvou a Apple também

Em 1996 a 1997, a mídia declarou que a Apple estava morta. A empresa perdeu US$ 878 milhões em 1997, mas sob a orientação renovada de Steve Jobs, arrecadou US$ 414 milhões em 1998, seu primeiro lucro em três anos. Esses resultados vieram da redução dos custos operacionais e das vendas do iMac. E, no entanto, o iMac significou mais do que apenas retorno financeiro: o impacto simbólico da Apple mais uma vez tendo um produto inovador e empolgante marcou uma vitória nos corações e mentes do público, e provou que a Apple ainda tinha o poder de permanecer nos negócios.

Graças à inovação contínua na linha iMac e além, a Apple agora está mais lucrativa do que nunca, e provavelmente continuará sendo assim. Mas mesmo com os iPhones, iPods e iTunes dominando as notícias de hoje, não devemos esquecer que o sucesso do século 21 da Apple pode ser rastreado diretamente para o lançamento do iMac há décadas.

Este artigo foi originalmente publicado em 15 de agosto de 2008.

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