Home > Dicas

Hacker acelera chip do iPhone 3G para 833 MHz

Processo de overclock, que pode causar danos ao aparelho, exige apenas que se renomeie arquivo para aumentar desempenho do processador; saiba como

PC World / EUA

18/05/2010 às 18h27

Foto:

Pouca gente sabe, mas o processador do iPhone 3G é de 600 MHz, e o processador do iPhone 3GS é de 833 MHz. Mas eles têm suas frequências diminuídas pela Apple para 412MHz e 600 MHz, respectivamente.

Mas um hacker descobriu que é possível realizar o overclock - aumento da velocidade do processador - em seu iPhone de forma imediata ao simplesmente renomear um arquivo.

Essa informação apareceu pela primeira vez no site Hackulous (necessário cadastrado para visualização). No entanto, o site GadgetsDNA possui instruções passo-a-passo para completar o processo, que reproduzimos abaixo.

 proteja-iphone-300.jpg

Hacker descobriu forma simples de realizar overclock no iPhone e no iPod touch; mas o processo pode causar danos ao aparelho

As companhias normalmente realizam o chamado underclock – diminuição do frequência do processador – dos produtos para economizar energia, reduzir aquecimento e ampliar a vida do processador.

O overclock pode aumentar a temperatura de operação (porque é mais difícil para o telefone se livrar de grandes quantidades de calor sem um sistema refrigeração dedicado), o que pode causar dano permanente ao seu aparelho.

Da mesma maneira, essa é a razão pela qual raramente se realiza overclock em laptops, especialmente sem um cooler específico para o computador. Além disso, o processo também pode diminuir a vida da bateria, por usar mais energia.

É desnecessário dizer que esse hack vai anular sua garantia, e a Macworld não se responsabiliza por qualquer dano que ele possa causar. Mas, se mesmo assim você quiser realizá-lo, processo que exige conhecimento técnico, vá em frente e veja abaixo os detalhes do site GadgetsDNA.

Passos para dar overclock ou aumentar a velocidade da CPU do iPhone ou iPod Touch:

1º Passo – Navegue até System/Library/System/System Configuration/PowerManagement.bundle/

2º Passo – Você verá um arquivo nomeado como “com.apple.SystemPowerProfileDefault.plist”

3º Passo – Em vez de editar, você vai apenas renomeá-lo para “SystemPowerProfileDefaultbak.plist”, para que o aparelho não o reconheça.

4º Passo – Faça o reboot (reinicie) e pronto, você realizou o overclock do seu iPhone ou iPod touch.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail