Home > Notícias

Hacker “liberta” usuários de iPad da AT&T e atinge 1 Mbps

Ao substituir chip 3G da operadora por partes do MiFi da rival Verizon, adaptação consegue atingir velocidade de conexão cinco vezes maior

PC World / EUA

17/06/2010 às 11h12

Foto:

Verizon no iPad? Mais ou menos. Em um esforço para melhorar sua conexão móvel de dados, um hacker modificou um modelo 3G do tablet da Apple para funcionar com a rede da operadora Verizon – nos Estados Unidos só é possível utilizar o iPad 3G com a operadora AT&T, que também possui exclusividade sobre o iPhone no país.

O usuário em questão não estava feliz com a rede da AT&T, muito criticada recentemente por várias razões, entre elas a má qualidade da conexão e uma falha no site da operadora, que permitiu que um grupo de hackers capturasse mais de 100 mil contas de e-mails de usuários do iPad. Para realizar a mudança de operadora, foi preciso remover o chip 3G interno do aparelho e substituir por partes do hotspot MiFi de banda larga da Verizon.

ipadver1.jpg

Hack permitiu velocidade de conexão 5 vezes maior.

Infelizmente, esse é um hack caro: exige um iPad 3G, com preços a partir de 629 dólares, já que a MiFi da Verizon precisa se conectar aos componentes 3G do tablet. Financeiramente faz mais sentido comprar um tablet Wi-Fi para utilizar uma MiFi, mas esse hack possui um extra legal: um interruptor. O hacker colou uma simples chave, que custou 2 dólares, onde normalmente fica o slot do Micro SIM, permitindo que o MiFi seja ligado e desligado por uma simples mudança no interruptor.

ipadver2.jpg

Chave permite ligar e desligar MiFi com apenas um toque.

Se isso vale o seu tempo, solda, conexão, garantia e esforço? O hacker pensa que sim. Seu iPad, quando conectado ao MiFi da Verizon, agora atinge velocidade de download de 1.1 Megabit por segundo, uma melhora óbvia sobre a conexão 3G de 193 kpbs que a AT&T estava fornecendo na área.

No Brasil, o iPad ainda não foi lançado, mas muita gente trouxe na mala durante viagem ao exterior e utiliza o chip do celular com adaptações (ou compra um já adequado ao iPad oferecido pela Vivo).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail