Home > Notícias

Hacker que achar bug em smartphone vai ganhar 10 mil dólares

Para executivos da TippingPoint, empresa organizadora do concurso, telefones são "a nova fronteira" em termos de segurança.

Redação do Computerworld / EUA

25/02/2009 às 18h36

Foto:

Um concurso vai dar prêmios de até 10 mil dólares para os hackers que conseguirem quebrar a segurança dos mais populares smartphones do mercado, incluindo o iPhone e os modelos da linha BlackBerry.

O PWN2OWN começa no dia 18 de março e vai até o dia 20 do mesmo mês e acontece paralelamente ao CanSecWest - conferência de segurança que será realizado na cidade de Vancouver (Canadá). Em edições anteriores do PWN2OWN, hackers conseguiram quebrar a segurança do Mac OS X e do Windows.

De acordo com Terri Forslof, gerente de segurança da TippingPoint (empresa que patrocina o evento), os smartphones são "a nova fronteira" da segurança digital. "Vimos ataques no passado, mas ainda não vimos as pessoas muito preocupadas nessa área", disse Forslof. "E cada vez mais pessoas checam seus e-mails ou navegam pela web por meio desses dispositivos. Por isso, parece prudente testar a segurança desses aparelhos."

Durante o concurso, os hackers poderão tentar invadir cinco sistemas operacionais para smartphones: Windows Mobile, Android, Symbian e os sistemas do iPhone e do BlackBerry. O primeiro a invadir qualquer um dos cinco sistemas ganha um smartphone com 1 ano de assinatura. Quem conseguir criar um ataque que explora vulnerabilidades no sistema leva também o prêmio de 10 mil dólares.

Além de smartphones, os hackers serão encorajados a procurar falhas nos navegadores Internet Explorer 8, Firefox, Chrome e Safari. Para isso, serão colocados à disposição dos programadores laptops Sony Vaio e Macbooks. Para cada novo ataque criado a partir de uma falha, a TippingPoint vai pagar 5 mil dólares.

Para evitar que hackers criem novos ataques a partir dos bugs descobertos durante o PWN2OWN, a TippingPoint se compromete a não divulgar detalhes das falhas descobertas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail