Home > Notícias

Hackers conseguem executar o recurso Siri no iPhone 4 e no iPod Touch

Sistema de comando de voz, que funciona como uma espécie de "mordomo digital", era exclusividade do iPhone 4S; tecnologia utiliza os servidores da Apple

PC World / EUA

01/11/2011 às 14h56

Foto:

O fim da exclusividade do Siri no iPhone 4S pode estar próximo. Não estamos falando do recurso rodar na suposta nova TV da Apple, mas do aplicativo controlado por voz rodar em iPhones 4 e iPods Touch com jailbreak – e possivelmente nos modelos 3GS do smartphone.

O hacker irlandês Steve Troughton-Smith e seu colega norte-americano Grant Paul afirmaram no fim de semana ter conseguido fazer o assistente pessoal controlado por voz funcionar em um iPhone 4 e em um iPod Touch de 4ª geração (fizeram até um vídeo demonstrando o feito, confira abaixo).

A dupla resolveu o problema da exclusividade ao usar um código próprio desenvolvido recentemente, assim como tokens de autenticação de software de um iPhone 4S com jailbreak. Imagens do hack foram postadas no Twitter, além de dois vídeos terem sido colocados no YouTube mostrando o Siri sendo portado – um dos clipes foi fornecido com exclusividade para o site 9to5Mac.

“Já testei praticamente todos os tipos de interação que você pode fazer com o Siri no iPhone 4”, afirmou Troughton-Smith em uma entrevista pela web para a PC World. “Ele funciona tão bem quando no iPhone 4S, e já vi funcionar até de maneira mais rápida (do que no 4S) algumas vezes.”

O único recurso que não funciona, segundo o hacker, é o chamado “raise to speak” (levante para falar) que permite ao usuário ativar a interface de comando de voz ao erguer o telefone até sua orelha. O problema é que essa ferramenta exige o novo giroscópio do iPhone 4S, explica Smith – mas não ficou claro se essa questão pode ser resolvida. A Google oferece um recurso parecido em seu aplicativo de buscas para aparelhos iOS, incluindo o iPhone 4 e o 3GS.

Leia também:

- Vídeo: as 5 melhores paródias sobre o recurso Siri, do iPhone 4S

- iPhone 4S: 5 coisas que a Apple precisa melhorar no Siri

- Não tem um iPhone 4S? Veja 5 "alternativas" ao Siri

iPhone4s300

Apple lançou o recurso Siri como exclusivo para o novo iPhone 4S, ainda não lançado no Brasil

Servidor-chave
Os hackers têm tentando há algumas semanas fazer o Siri funcionar em outros aparelhos iOS além do iPhone 4S. Mas até essa recente descoberta da dupla citada acima, eles só tinham conseguido fazer a interface funcionar, sem os comandos de voz do Siri.

O Siri depende dos servidores da Apple para fazer todo o trabalho pesado de processar as ordens, e os hackers ainda não tinham descoberto como fazer a Apple pensar que um iPhone 4 era na verdade um 4S. Mas, agora, esse problema parece ter sido resolvido.

Não está claro como Troughton-Smit e Paul resolveram essa questão do servidor da Apple. Outra dupla de hackers também estava trabalhando no problema, e disseram que sua solução será baseada em um servidor de terceiros para modificar dados enviados entre um aparelho não aprovado para o Siri e servidores da Apple.

“Eu ainda não posso revelar detalhes”, disse Troughton-Smith. “A última coisa que eu quero é que a Apple bloqueie isso antes que as pessoas tenham uma chance de ver isso.” 


Siri libertado
Ainda não está claro quando a versão do Siri para outros aparelhos será liberada. Troughton-Smite disse que primeiro quer confirmar que ela funciona corretamente, é segura, não trava outros apps e funções dos aparelhos iOS. É provável que essa versão alternativa do Siri seja liberada após um lançamento público das ferramentas de jailbreak para o iPhone 4S.

Mas, mesmo quando o código for lançado, usar o Siri no iPhone 4 e outros aparelhos iOS não será tarefa simples. Troughton-Smite disse que planeja liberar código-fonte para as ferramentas que criou, mas que não vai criar um programa compilado para ajudar a portar o recurso.

Em tempo, o hacker está desconfiado em criar uma ferramenta específica para jailbreak, porque isso pode dar meios para a Apple processá-lo.

E o iPhone 4 pode não ser o único aparelho “não-oficial” a rodar o Siri. Os hackers planejam testar sua solução no iPhone 3GS ainda este mês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail