Home > Notícias

Hackers atacam fabricante da Apple apenas “por diversão”

Grupo SwaggSec diz que, embora saiba das precárias condições de trabalho da Foxconn, invadiu seu sistema só por gostar de derrubar infraestruturas.

PC World/US

09/02/2012 às 19h52

Foto:

Uma equipe de hackers, que se autodenomina SwaggSec, invadiu os computadores da Foxconn, empresa responsável pela produção de 40% dos eletrônicos de consumo de mundo, e roubou dados confidenciais. Em seguida colocou-os na Internet – aparentemente, só por diversão.

Os nomes de usuários e senhas compartilhados na última quarta-feira (8/02) podem ser utilizados para enviar pedidos falsos, como se fossem solicitações de companhias que a Foxconn atende. A informação partiu dos próprios hackers, que anexaram o comunicado ao arquivo torrent de onde as informações são baixadas.

“Gostamos de expor governos e corporações, mas o motivo principal é perceber o quão hilário comprometer e destruir uma infraestrutura pode ser”, diz o texto.

Leia mais: 

- Reportagem acusa Apple de ser conivente com violação de direitos trabalhistas

Quem são os grupos hackers e o que eles querem?

Em razão do ataque, a empresa chegou a retirar seu site do ar. Os dados continham contatos dos diretores de vendas da Foxconn, nomes de usuários, números de IP e uma lista com os e-mails e compras de seus clientes.

Em relação ao ativismo hacker, tão em voga hoje em dia, o grupo parece mais próximo ao extinto LulzSec que ao Anonymous. Diz, por exemplo, que os envolvidos com ofensivas com causas sociais têm mais em comum com anarquistas do que gostariam.

“Sabemos que aqueles que se classificam como ‘ativistas hackers’ suprimem uma parte de si que, na verdade, só se diverte por ajudar na anárquica missão de derrubar uma infraestrutura”.

A Foxconn não quis se manifestar sobre o ocorrido. Há 12 dias o periódico New York Times publicou reportagem em que detalhava os abusos impostos aos funcionários da companhia – ela é conhecida pelos recorrentes acidentes de trabalho e os suicídios entre seus assalariados.  O SwaggSec, no entanto, disse que não atacou a corporação por esse motivo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail