Home > Notícias

Hackers atacam rede de blogs Gawker e invadem perfis do Twitter

Perfis invadidos compartilhavam login e senha com blogs da rede como o Gizmodo, Jalopnik e Kotaku e foram usados para enviar spam.

Redação do IDG Now!

13/12/2010 às 10h26

Foto:

O usuários do Twitter foram alvos de spams postados por perfis que tiveram seus dados confidenciais roubados, desde o último domingo (12/12). As mensagens ofereciam uma suposta dieta à base de Açai capaz de fazer a pessoa perder cerca de 4,5 kg. 

Todos os tweets continham as frases "I lost 9lbs using acai! RT This!" ou "I lost 10lbs using acai! RT This!" e incluíam um link para uma página promocional da dieta (http://weightsdown.info/), segundo o site Naked Security, da empresa Sophos.

Em poucas horas, milhares de participantes já haviam tuitado a mensagem. 

O caso também foi relatado pelo perfil oficial de suporte do Twitter, que pediu a todos os participantes que tiveram suas contas usadas para alterar a senha de acesso. 

acai-news-spam.jpg

Mensagens postadas por usuários do Twitter

De acordo com Del Harvey, diretora de confiança e segurança do Twitter, milhares de integrantes tiveram suas contas invadidas, porque compartilharam o mesmo login e senha com a rede Gawker (que inclui os blogs Deadspin, Gawker, Gizmodo, io9, Jalopnik, Jezebel, Kotaku e Lifehacker) e que foi vítima de hackers recentemente.

Após a ação, cerca de 200 mil usuários tiveram seus dados como e-mail e senha divulgados em um arquivo de 487MB, que podia ser baixado via torrent. 

O ataque à Gawker, que facilitou as ações no Twitter, foi reivindicado por um grupo de hackers chamado Gnosis. Especula-se que tenha relação com críticas feitas por blogueiros contra o grupo 4chan, que recentemente participou de iniciativas pró-WikiLeaks contra sites como MasterCard, Visa e PostFinance. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail