Home > Notícias

Hackers desbloqueiam novo sistema do iPhone

Versão final do software 3.0, que foi lançada nesta quarta (17/6), já foi alvo do grupo iPhone Dev-Team

Daniel dos Santos, Macworld Brasil

17/06/2009 às 15h09

Foto:

Lançada hoje (17/6) pela Apple, a nova versão do sistema operacional do iPhone, a 3.0, já foi desbloqueada por hackers. O fato não chega a surpreender, já que versões beta do sistema já tinham sido alvo do mesmo grupo (iPhone Dev-Team), conhecido por sua atuação relacionada ao smartphone da Apple. 

Logo após o anúncio do iPhone 3.0 pela Apple, em março, o grupo já havia anunciado que a nova versão poderia ser "destravada". Esta semana o grupo anunciou que disponibilizaria imagens do processo de desbloqueio assim que a nova versão do sistema estivesse disponível. Segundo o iPhone Dev-Team, o esquema de desbloqueio batizado de yellowsn0w 3.0 (ou ultrasn0w) abre o aparelho para o uso com várias operadoras.

Há dois tipos de desbloqueio do iPhone: o que permite fazer o aparelho funcionar com qualquer operadora e o chamado jailbreak, que faz com o smartphone possa utilizar aplicativos que não são oficiais (oferecidos por empresas sem o uso da App Store,  a loja de aplicativos da Apple).

Adotado por muitos usuários com maior conhecimento do aparelho, esse procedimento polêmico amplia o leque de opções de softwares e operadoras, mas pode tornar o smartphone mais lento, além de fazer o celular travar com maior frequência.

A versão final do iPhone OS 3.0 está disponível sem custo adicional para usuários do iPhone e custa 9,95 dólares para usuários do iPod touch.

Saiba mais sobre o sistema em nosso especial:

Galeria de fotos do iPhone 3.0

Testamos o iPhone 3.0

O que muda para os desenvolvedores

Sistema estará disponível em português dia 17 de junho

iPhone 3G S chega ao Brasil em agosto

iPhone 3G S versus Palm Pre

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail