Home > Notícias

Hackers invadem iPhone e ganham US$ 15 mil

Vincenzo Iozzo e Ralf-Philipp Weinmann faturaram o prêmio durante a competição Pwn2Own, em cerca de 20 segundos; IE8, Safari e Firefox e também foram invadidos

Computerworld/EUA

25/03/2010 às 7h41

Foto:

A dupla de especialistas em segurança Vincenzo Iozzo e Ralf-Philipp Weinmann invadiu um iPhone, celular da Apple, durante a competição de hackers Pwn2Own, que acontece no Canadá, e levou para casa o prêmio de 15 mil dólares. O desafio oferece premiação total de 100 mil dólares para quem for mais rápido nas invasões.

Mesmo com o atraso no voo para a competição, a dupla não teve problemas para vencer as barreiras do smartphone da Apple e levar para a casa premiação, que inclui um iPhone e uma viagem para Las Vegas. O processo de controle teria levado 20 segundos, embora o desenvolvimento do ataque tenha demandado cerca de duas semanas de trabalho.

Para conseguir acesso ao aparelho, os hacker desenvolveram um ataque que explora o navegador Safari (utilizado no celular). Com isso, puderam invadir o telefone, rodar um programa e disparar mensagens de SMS para um servidor.  A invasão aconteceu no primeiro dia da Pwn2Own. Especialistas em segurança já haviam previsto que o iPhone seria uma presa fácil para os hackers na competição.

Os computadores da Apple também não resistiram às investidas dos hackers. Charlie Miller, analistas de segurança que já havia vencido em 2008 e 2009, não teve dificuldade para invadir um MacBook Pro com Snow Leopard, via Safari. Pelo ataque, ele ganhou 10 mil dólares.

Outros navegadores, como o Internet Explorer e o Firefox, também foram invadidos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail