Home > Notícias

Hackers rodam Linux no iPad

Modificação segue a tendência de instalar novos sistemas nos tablets, como o uso de Android no HP Touchpad';sistema de código aberto ainda não roda no iPad 2

PC World/EUA

30/08/2011 às 10h33

Foto:

Todo mundo gosta de um bom "hack" de tablet – afinal de contas, é só ver todo o interesse gerado em "abri" o leitor de e-books Nook Color (da livraria Barnes & Noble) e o HP Touchpad, que deve ganhar Android. Pois os hackers conseguiram “desbloquear” os aparelhos iOS para rodar o sistema Linux.

Um hack feito por Patrick Wildt e Ricky Taylor, do projeto iDroid, permite que o sistema de código aberto rode no iPad, iPhone ou iPod Touch de 4ª geração. Apesar de ainda não terem divulgado mais detalhes de como a modificação foi feita, é um passo importante para os desenvolvedores,  por causa da dificuldade de fazer root em aparelhos com o chip A4, da Apple – de acordo com o site iJailbreak, originalmente era bastante complicado conseguir root em qualquer produto lançado após o iPhone 3G.

O iDroid publicará em breve mais detalhes sobre o hack. No momento, Wildt e seus colegas trabalham para rodar o Linux no iPad 2, algo mais complicado (como esperado). Ainda assim, será interessante ver o que outros desenvolvedores conseguirão fazer a partir desse novo hack.

linuxnoipad01.jpg

Novo hack pode abrir portas para os desenvolvedores nos aparelhos iOS (foto: Ricky Taylor)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail