Home > Notícias

Bug permite que hackers capturem 114 mil e-mails de usuários de iPad

Falha no site da AT&T permitiu que os dados fossem baixados pelo grupo Goatse Security; prefeito de Nova York e diretor da Casa Branca estão entre as “vítimas”

Macworld/Reino Unido

10/06/2010 às 10h46

Foto:

Uma falha no site da AT&T expôs os endereços de e-mail de 114 mil compradores de iPad nos Estados Unidos. Os dados foram baixados por um grupo de hackers conhecido como Goatse Security.

Na lista dos e-mails capturados estão o do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, do diretor-chefe de staff da Casa Branca, Rahm Emanuel, e do âncora da rede ABC, Diane Sawyer, além de endereços pertencentes às forças armadas dos Estados Unidos e a empresas como Google, Amazon e Microsoft.

Os hackers conseguiram os dados após descobrirem uma falha no site da AT&T (operadora que fornece os planos de dados para a versão 3G do tablet da Apple nos Estados Unidos) que enviava as informações sobre compradores do tablet apenas com a inserção de um número de SIM card conhecido como ICC-ID (Integrated Circuit Card Identifier).

A informação foi divulgada inicialmente pelo site Gawker. “Fomos informados por um usuário corporativo sobre a exposição do ICC-IDs do iPad na segunda”, admite o porta-voz da AT&T, Mark Siegel. Segundo ele, o problema foi corrigido na terça. “Basicamente desligamos o recurso que fornecia os endereços de e-mail”, explica.

A operadora afirma que apenas os e-mails foram capturados e que notificará os donos desses endereços sobre o caso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail