Home > Dicas

Hackintosh – Como instalar o Mac OS X em um PC

Com um DVD original do Snow Leopard, é possível fazer um teste do sistema em um computador tradicional, mas o processo não é simples; confira o vídeo

William Marchiori, para a Macworld Brasil

21/03/2011 às 9h54

Foto:

A instalação do sistema operacional da Apple em PCs (o chamado "hackintosh") foi o tema do primeiro vídeo da Macworld Brasil.
Dois anos depois, refizemos processo, com novas dicas para quem quer se
aventurar e fazer testes com o sistema Mac OS e ainda não possui um computador da Apple.

Depois de uma semana exaustiva de pesquisas e dezenas de tentativas sem sucesso, finalmente conseguimos instalar o Mac OS 10.6.6 (Snow Leopard) em um PC quase perfeitamente: o único recurso que não funciona é o modo de repouso.

Alguns erros tiveram soluções simples. Mas outros eram simplesmente aleatórios: ao iniciar a instalação, por exemplo, o sistema travou algumas vezes e funcionou normalmente em outras tentativas.

Veja o vídeo com informações sobre as questões legais, o procedimento, dicas e um pouco sobre os projetos alternativos:

Dicas
A dica principal, como citamos no vídeo, é fazer muitas pesquisas na web. Uma simples busca pelo modelo do computador com termos como "hackintosh" ou "osx86" podem resultar em um tutorial completo, portanto, vale tentar.

Se você quer tentar, mas tem medo de não dar certo ou atrapalhar o sistema atual, o melhor a fazer é comprar um HD pequeno e barato - 40 GBs, por exemplo. Assim, você pode substituir o disco rígido da sua máquina para fazer o teste e ver se funciona - se não funcionar, é só voltar com o HD original e o sistema original continuará intacto.

Sobre o "Vostrotosh"
O computador utilizado em nosso experimento foi um Dell Vostro 3500, com processador Core i5 560m de 2.66Ghz, 4GB de memória RAM e 500GB de HD. O primeiro passo foi fazer uma pesquisa: encontramos um tutorial na web sobre como instalar e configurar o sistema nesta máquina específica.

Mas, mesmo com um guia passo-a-passo, vários problemas e falhas surgiram. Por fim, conseguimos configurar todo o hardware, mas a placa Wi-Fi deste notebook não é compatível com o sistema da Apple, portanto tivemos que substituí-la.

Ao final do processo, o Vostro 3500 se comporta como um MacBook Pro - só não tem a função de repouso e os gestos multitoque para mais de dois dedos no trackpad.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail