Home > Notícias

Hackintosh de netbook volta a funcionar

Hackers encontraram uma forma de driblar a atualização do sistema operacional da Apple, liberada recentemente e que impedia o uso com chips Atom

Macworld/EUA

20/11/2009 às 10h37

Foto:

No dia 10/11, a Apple liberou a atualização para o Mac OS X 10.6.2. Com ela, a empresa  corrigiu vários problemas do sistema operacional Snow Leopard, como um falha que levava a perda de dados, além de 58 brechas de segurança.

Mas a empresa de Steve Jobs foi além. O update também impediu o chamado hackintosh (PCs que usam o Snow Leopard) de netbook, pois tornava o software incompatível com processadores Atom, da Intel, muito utilizado em notebooks compactos.

E, como previsto por Macworld Brasil na data do lançamento da atualização, os hackers já  arrumaram  uma forma de driblar essa nova barreira, assim como acontece com o jailbreak (desbloqueio) do iPhone. O lançamento de um kernel (núcleo do sistema operacional) “hackeado” permite que o hackintosh volte a ter efeito em netbooks com Atom.

Mas é bom saber que o processo não é do tipo “clique e rode”. Quem quiser fazê-lo terá que usar o Terminal do Mac e substituir o kernel do sistema operacional. Ou seja, é para hacker, mesmo. O processo foi criado por um internauta russo.

Resta, agora, esperar o próximo passo da Apple, com a atualização 10.6.3 do Mac OS X, para ver se ela vai barrar novamente o uso de netbooks com hackintosh, como costuma fazer com o jailbreak do iPhone ou com o uso do iTunes por usuários de Palm Pre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail