Home > Notícias

Experimentamos o Nokia XL, um dos “smartphones Android” da Nokia

Top de linha da nova família da empresa tem tela de 5 polegadas e permite que usuário troque a cor da tampa traseira à vontade.

Luiz Mazetto, de Barcelona*

26/02/2014 às 13h54

nokiaxlhandson_435.jpg
Foto:

Após muita especulação, a Nokia finalmente anunciou nesta semana sua linha de smartphones de baixo custo com sistema Android. O anúncio foi feito durante a abertura da feira de tecnologia Mobile World Congress, em Barcelona. 

Durante todos os dias do evento foi possível ver bastante interesse dos visitantes nos aparelhos da família "Nokia X". Mas antes de tudo é importante notar que a empresa finlandesa se nega a chamar os novos aparelhos de “smartphones Android”, preferindo dizer que são aparelhos da Nokia que rodam aplicativos Android.

nokiaxl_verde_lado-580px.jpg

Lateral do Nokia XL com seus botões físicos; parte de cima traz apenas entrada para fone de ouvido
Foto: Luiz Mazetto

E o software realmente não lembra em nada o Android. Embora baseado no código aberto do sistema da Google, o visual é bem parecido com o Windows Phone 8 usado nos aparelhos Nokia Lumia. O usuário pode até mesmo customizar os chamados “Blocos Dinâmicos”, além de criar pastas e adicionar widgets.

nokiaxl04.jpg

Entrada para fone de ouvido e visual do sistema inspirado no Windows Phone, presente nos Lumia
Foto: Luiz Mazetto

Os aplicativos para Android são baixados pela loja da própria Nokia, uma vez que o Google Play não está presente no software do aparelho – quem quiser mais apps precisa recorrer a lojas alternativas. Outro ponto que chama a atenção é o fato de os serviços da Microsoft substituírem ferramentas conhecidas do Google no sistema - algumas delas podem ser baixadas pela loja de aplicativos da Nokia.

nokiax_xl_compara-580px.jpg

Diferença de tamanho entre o Nokia X (à esquerda) e o "irmão maior" Nokia XLFoto: Luiz Mazetto

No total, são três aparelhos: o Nokia X, o Nokia X+ e o Nokia XL, top de linha da categoria, como indica o próprio nome. E foi com esse último aparelho que “brincamos” um pouco durante o MWC 2014.

Com uma tela de 5 polegadas de resolução WVGA (480x800 pixels), o XL se saiu bem em nossos testes para visualizar vídeos curtos e imagens. Certamente não é páreo para um embate com um aparelho como o Sony Xperia Z2, por exemplo, mas funciona bem para o dia-a-dia e também o deverá ter um preço bem menor.

O aparelho, que tem processador dual-core de 1GHz da Qualcomm e 768MB de RAM, fez bonito ao rodar games como “Jetpack Joyride”, “Raging Thunder 2” e “Plants vs Zombies II”, sem travar em nenhum momento.

nokiaxlplants.jpg

Até o zumbi de "Plants Vs Zombies" resolveu testar alguns games no Nokia XL
Foto: Luiz Mazetto

A tampa traseira do Nokia XL (e dos seus irmãos menores) está disponível em várias cores, e pode ser trocada de acordo com o gosto do usuário. No stand da Nokia, foi possível ver aparelhos Nokia XL nas cores: amarela, preta, branca, laranja, azul, verde e vermelha. Debaixo da tampa ficam a bateria, que é removível, e os slots para os SIM Cards e um cartão microSD.

nokiaxl_cores-580px.jpg

Algumas das cores do Nokia XL

A príncipio, o aparelho agrada e pode ser uma boa aposta, ainda que pareça tardia. Resta saber quanto irá custar a versão desbloqueada e se a Microsoft vai mantê-lo no mercado. Segundo a Nokia, a sua nova família de smartphones desembarca no Brasil durante o segundo trimestre deste ano, mas o preço não foi informado.

*o jornalista viajou para Barcelona a convite da Ericsson

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail