Home > Dicas

Haverá suporte ao Windows XP depois 2014?

Muitos usuários ainda têm dúvidas se o software continuará seguro após o fim do ciclo de atualização da plataforma pela Microsoft.

Lincoln Spector, PC World/EUA

24/02/2010 às 15h21

xp_win7_150.JPG
Foto:

xp_win7_150.JPGAté o dia 8 de abril de 2014, quando a Microsoft interromperá o ciclo de atualizações de segurança para o Wildows XP, provavelmente o sistema operacional - que então estará com quase 13 anos de idade - ficará a salvo de grande parte das ameaças à segurança. Afinal, mais de uma década de patches e correções ajudaram a tornar a plataforma um bocado segura e um dos mais estáveis sistemas operacionais já produzidos pela Microsoft.

E podemos ir além nessa análise. É bem provável que os malwares que os usuários enfrentarão daqui a três, quatro anos, não busquem mais tirar vantagens de sistemas operacionais desatualizados e obsoletos, e sim voltem sua atenção à infinidade de informações que estão na nuvem e nas aplicações web.

Leia também:
> Windows: 40 dicas de hardware, software, configuração e muito mais
> Atualização do Windows XP gera 'tela azul' no sistema
> Utilitário corrige bug que afeta alguns PCs com SSD e Windows XP
> Que fazer com PC que deu pau antes de ligar para a assistência técnica

Mas isso não quer dizer que você deva continuar com o bom e velho Windows XP em sua máquina. O mundo caminha, as tecnologias evoluem e, cedo ou tarde, você terá de migrar, até porque sua máquina não deve sobreviver até lá e, ao comprar um PC novo, você vai ter de encarar uma versão mais nova do Windows.

E se você está preocupado com aplicações que possui e sua compatibilidade com o Windows 7, saiba que a Microsoft oferece um Modo XP para utilizar no Windows 7, que permite - a partir de uma máquina virtual - executá-las dentro do novo sistema operacional sem problemas. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail