Home > Notícias

HD portátil permite streaming de arquivos para até 3 iPads

Com o Wi-Drive, da Kingston, usuário pode compartilhar músicas, vídeos, imagens e textos com amigos que tenham aparelhos iOS; preços começam em R$220

Luiz Mazetto, Macworld Brasil

11/04/2012 às 12h24

Foto:

A Kingston lança no Brasil nesta semana sua linha de HDs externos portáteis Wi-Drive que permitem o compartilhamento via streaming de músicas, filmes e outros arquivos com até três iPads, iPhones ou iPods Touch. O dispositivo que usa memória flash também é compatível com aparelhos Android como o Kindle Fire, da Amazon.

Disponível em versões de 16GB (220 reais) e 32GB (450 reais), o Wi-Drive é uma boa opção para quem já tem um aparelho iOS, mas não está satisfeito com sua capacidade de armazenamento – os dispositivos móveis da Apple não possuem memória expansível, ao contrário de muitos dos rivais Android. Segundo a Kingston, um modelo de 64GB está a caminho e deve chegar ao mercado brasileiro em cerca de dois meses.

Além de adicionar espaço ao seu iPhone ou iPad por meio da transmissão via WiFi, o Wi-Drive permite que o usuário compartilhe fotos de viagem, vídeos diversos e outros arquivos com amigos ou colegas de trabalho. Para arquivos mais leves, como texto e imagens, é possível realizar o compartilhamento com até seis pessoas, de acordo com a Kingston. E vale lembrar que também é possível salvar os arquivos da sua escolha do Wi-Drive para o iPhone ou iPad.

Apesar de os preços serem um pouco salgados (a diferença de preço entre um iPad de 16GB para 32GB é de 250 reais no Brasil), o Wi-Drive é uma boa opção para os donos de aparelhos iOS que não querem ter o trabalho de precisar vender seu iPad de 16GB para comprar um novo de 64GB, por exemplo. E o HD pode ser especialmente útil agora que os aplicativos da App Store estão ficando maiores para serem compatíveis com a Tela Retina do novo tablet da Apple (ainda não disponível no Brasil).

Pesando apenas 160 gramas e medindo 12cmx6cmx0,9cm, o Wi-Drive é muito portátil e seu visual lembra o iPhone 3GS. A bateria suporta até 4 horas de uso contínuo e a carga é feita apenas por portas USB.

widriveiphone01

Aparelho da Kingston é muito leve e portátil e pode ser carregado até no bolso da calça

O Wi-Drive também pode funcionar como um HD externo tradicional, sendo conectado a sua TV ou computador por meio do cabo USB (incluso no pacote) – uma versão com porta para cartões SD deve chegar até o terceiro trimestre. 

Como usar e disponibilidade

Para usar o Wi-Drive, é preciso baixar o aplicativo gratuito na App Store ou no Google Play, selecionar o seu HD nas configurações de Wi-Fi do aparelho iOS/Android, e então abrir o aplicativo para acessar e gerenciar os arquivos de sua escolha. Após os arquivos serem transferidos para o Wi-Drive, não há necessidade de uma conexão com a Internet para o compartilhamento com os seus gadgets - os usuários podem configurar redes/conexões criptografadas para proteger seus dados.

widriveiphone02

App gratuito é essencial para usar o Wi-Drive

De acordo com a Kingston, o Wi-Drive já está à venda a partir de hoje, 11/4, em diversas revendas autorizadas do país, como Fast Shop, CTIS e A2You, entre outras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail