Home > Notícias

HD sem espaço: a única saída é reformatar?

Existem muitas ações que o usuário pode fazer antes de tomar uma medida extrema e apagar todo o disco rígido

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

11/01/2008 às 17h42

hd_espaco_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

hd_espaco_150
Por mais capacidade de armazenamento que os atuais discos rígidos oferecem, o espaço para guardar informações no PC parece ser, sempre, insuficiente. Fotografias digitais, clipes de vídeo, filmes e coleções inteiras de músicas em MP3, ao lado de aplicativos cada vez mais robustos são apenas alguns dos devoradores de espaço no HD. Isso sem contar arquivos em duplicidade que, com o passar do tempo, acabamos guardando sem nos dar conta. Afinal, gerenciar milhares de arquivos não é trabalho fácil.

Por isso, não estranhe se, de repente, o desempenho do computador começar a cair. Mesmo que o sistema possua uma quantidade razoável de memória – muitos dos novos PC já possuem pelo menos 512 MB de RAM – parte das operações utilizam o HD com extensão da memória principal. E, se o disco tiver pouco espaço disponível ou ainda muito fragmentado, o desempenho geral da máquina vai deixar a desejar.

Leia também:
Descubra quem está devorando o espaço do seu HD

Tenha certeza de que apagou mesmo um arquivo do seu PC

hd_espaco_001

Para verificar a quantidade de espaço físico disponível do seu disco rígido existem diversas maneiras de fazer isso. No Windows Explorer, clique com o botão direito no drive que representa seu HD (normalmente é o que está identificado pelo letra “C”) e selecione Propriedades para conhecer informações sobre o seu disco rígido. A área rosa mostra o espaço ocupado; a azul, a quantidade de espaço que ainda pode ser usado no disco.++++

hd_espaco_150

Sempre que o tema envolve APAGAR informações de seu computador, o melhor a fazer é assegurar-se de que tem uma cópia de suas informações mais importantes.

Por questão de segurança, e para evitar que algum dado importante seja perdido durante os procedimentos de limpeza, sugerimos três coisas:

Salve uma cópia do registro do Windows

Crie um novo ponto de restauração do sistema operacional

Faça backup dos seus dados (e não pague nada por isso!)

Agora que suas informações estão a salvo, vamos começar a limpeza. Clique no botão Limpeza do disco para que o utilitário faça uma varredura em seu HD em busca de arquivos que podem ser apagados, tais como downloads, arquivos temporários tanto gerados por aplicativos quando pela navegação pela web, arquivos de instalação, entre outros. Note que cada uma das categorias que se pode escolher apresenta a quantidade de espaço que será liberado. Selecione aqueles que deseja apagar, clique no botão OK e, ao ser solicitada a confirmação, clique em Sim.

hd_espaco_002

++++

hd_espaco_150
Devoradores de espaço em disco

Um dos erros, se é que podemos chamar assim, que os usuários do Windows cometem é achar que uma vez que seus arquivos ou mensagens foram apagadas elas, de fato, foram eliminadas do HD. Até por questões de segurança, torna-se necessário a realização de uma etapa a mais para que as informações apagadas sejam realmente descartadas.

No caso das mensagens, por exemplo, quando o usuário apaga um e-mail da Caixa de entrada, essa mensagem é movida para a pasta Mensagens Excluídas. Dependendo de como o software cliente de e-mail está configurado, cada vez que uma mensagem é enviada, uma cópia da mesma fica salva na pasta Mensagens Enviadas, ocupando espaço no HD.

A primeira coisa a fazer é apagar as mensagens que estão na pasta Mensagens Enviadas. Selecione, por exemplo, as mais antigas e delete-as. Como tais mensagens serão movidas para a pasta Mensagens excluídas, você terá que limpar essa pasta também. Selecione esta pasta com o botão direito do mouse e clique em Limpar pasta – “mensagens excluídas” e confirma quando solicitado.

De forma similar, os arquivos apagados são enviados para a Lixeira, que também deve ser limpa. No Windows Explorer, localize a pasta Lixeira e confira o que está lá. Caso queira realmente apagar o que está lá, clique com o botão direito na pasta Lixeira, selecione a opção Esvaziar Lixeira e depois, confirme pressionando o botão Sim.

hd_espaco_003

Faça uma varredura também pelos aplicativos que se tem instalado no seu computador. É provável que existe algum utilitário ou game que não se quer mais e que está lá, ocupando espaço desnecessário. Clique em Iniciar, Configurações e, depois, Painel de Controle. Clique no botão Adicionar ou remover programas. Faça uma busca minuciosa no que está aí e elimine os programas e aplicativos que não servem mais. Em caso de dúvida – já que existem aplicativos do próprio sistema operacional – deixe como está. ++++

hd_espaco_150
Biblioteca multimídia
– Quem tem uma coleção de alguns milhares de músicas, clipes de vídeos, filmes e imagens, é muito provável que existam versões repetidas de alguns deles. Controlar isso, sem a ajuda de uma ferramenta específica torna-se um trabalho quase impossível.

Felizmente, existem diversos aplicativos, muitos gratuitos, que podem ajudar na organização de sua biblioteca multimídia, eliminando duplicidades e facilitando a localização do conteúdo. Clique aqui para conhecer dois deles, o EF Duplicate MP3 Finder e o MediaMonkey.

Mídias removíveis
Depois que todas as informações desnecessárias já foram removidas do seu disco rígido, é hora de colocar o que sobrou em ordem. Reorganize suas pastas (até para tornar sua vida mais simples) e, depois, execute uma rotina de desfragmentação. Clique aqui para  ver como fazer isso.

Verifique, novamente, a quantidade de espaço livre que ficou no seu HD (veja como fazer isso no início desta reportagem). Se mesmo o espaço que sobrou for insuficiente, recomendamos que você salve dados menos utilizados em mídias removíveis, como CDs e DVDs. É provável que você não precise ter todas as suas fotos digitais ou mesmos seus vídeos e clipes no disco rígido. Comparativamente o preço do HD, essas mídias são baratas, ocupam pouco espaço e ainda servem de cópia de segurança para o caso de, algum dia, seu HD apresentar problemas.

Depois de copiados, não se esqueça de apagar tais arquivos do disco. Note que, com isso, conseguiu liberar um bom espaço. Se depois de todas essas ações, você ainda pode instalar um novo disco rígido no seu sistema. Você pode encontrar modelos SATA de 80 GB, com preços a partir de 150 reais ou IDE por cerca de 180 reais. Caso queira, veja aqui como montar com HD externo gastando pouco.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail