Home > Notícias

Heavy users terão verlocidade de conexão limitada pela Comcast

Órgão regulador dos EUA obriga operadora a criar método de gerir a distribuição da banda larga em congestionamentos.

Redação do IDG Now!*

21/08/2008 às 14h30

Foto:

A operadora norte-americana Comcast tornará o tráfego online mais lento para os usuários que usam muita banda durante os períodos de congestionamento.

A decisão ocorreu após a Federal Communications Commission (FCC), órgão regulador dos Estados Unidos, descobrir que a Comcast havia bloqueado indevidamente programas peer-to-peer como o BitTorrent, numa prática conhecida como traffic shaping.

Leia também:
> Aprenda a contornar as restrições na banda larga

Em texto divulgado nesta quinta-feira (21/08), o FCC ordenou que a empresa elabore um novo método de gestão de seu tráfego na web dentro de 30 dias.

Agora, a Comcast vai impor um limite de velocidade na internet que atingirá os consumidores ‘mais pesados’, ou seja, aqueles que consomem mais banda, por períodos de 10 a 20 minutos, para permitir que o serviço flua para outros usuários, explica a operadora.

O novo sistema vai evitar o foco em um aplicativo específico. A Comcast determinará ‘quase em tempo real’ se o congestionamento está sendo causado por um ‘usuário pesado’, completou Bowling.

O presidente da FCC, Kevin Martin, disse ter agido para proteger o acesso dos consumidores à internet. A Comcast aperfeiçoará o sistema antes de utilizá-lo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail