Home > Notícias

Hideo Kojima anuncia tecnologia “Transfarring”

Sistema permitirá a sincronia de saves entre versões portátil e de mesa de um jogo

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

03/06/2011 às 12h14

Foto:

Hideo Kojima, aclamado produtor da série Metal Gear Solid, não fará sua tradicional aparição na feira E3 deste ano, que começa em 7 de junho. Mas isto não significa que não teremos novidades: em um vídeo mostrado durante o evento pré-E3 realizado pela Konami em São Paulo o designer anunciou sua mais nova tecnologia: Transfarring.

Trata-se de um sistema de “sincronia” de saves entre as versões portátil e de mesa de um mesmo jogo. A idéia é que o gamer possa começar uma partida no PlayStation 3, por exemplo, e depois enviar o save (ação chamada de Transfarring Out) para o PSP e continuar a jogar de onde parou na versão portátil do game, como durante uma viagem. Quando voltar para casa basta importar o save (Transfarring In) e continuar no console.


Equipe da Konami demonstra a tecnologia Transfarring

Notem que a tecnologia simplesmente transfere os saves, não o jogo completo, e para tirar proveito dela é preciso ter duas cópias do jogo, uma para o console e outra para o portátil. O primeiro jogo com suporte a Transfarring será uma coletânea com versões remasterizadas em HD de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Metal Gear Solid: Peace Walker. A coletânea estará disponível em versões para o PS3 e XBox 360, mas apenas a versão PS3 terá suporte à nova tecnologia.

Nesta coletânea, que estará disponível em Novembro deste ano, os jogadores poderão sincronizar os saves de Metal Gear Solid: Peace Walker entre o PS3 e o mesmo jogo no PSP. Em 2012 será lançada uma outra coletânea em HD com os dois jogos da série Zone of the Enders, também compatível com Transfarring. 

Novos projetos

Hideo Kojima afirmou que não haverá novidades sobre Metal Gear Solid: Rising (jogo de ação em desenvolvimento para o XBox 360) durante a E3 deste ano, e que o jogo será lançado apenas 2012. Também fez menção a seu atual projeto, um engine multiplataforma para o desenvolvimento de jogos batizado de FOX Engine, que será utilizado em futuros jogos e facilitará o lançamento simultâneo de jogos para Xbox 360 e PlayStation 3.

gamesshutter_625.jpg

Além disso, o produtor deu a entender que está trabalhando em um novo game, mas que este está em “estágio conceitual” e não está pronto para ser anunciado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail