Home > Notícias

HomeKit coloca sua casa sob comando do iPhone

Recurso promete colocar vários produtos de automação doméstica sob controle de um único aparelho com o iOS 8.

Susie Ochs, Macworld EUA

02/06/2014 às 18h36

iOS8_Homekit_Abre-520px.jpg
Foto:

O iOS 8 vai invadir sua casa. Uma das muitas ferramentas para os desenvolvedores anunciadas pela Apple durante o primeiro dia da WWDC 2014 foi o HomeKit, um conjunto de ferramentas que irá permitir que aos fabricantes integrem melhor seus produtos de automação residencial com o sistema para dispositivos móveis da Apple.

O HomeKit é notável pelo que ele não é. A Apple não escolheu um protocolo padrão na indústria para apoiar (pelo menos não por enquanto) como fez com o USB ao usá-lo no primeiro iMac. A empresa também não anunciou um “hub” ou aparelho capaz de concentrar e fazer a ponte entre múltiplos aparelhos e protocolos. E o HomeKit não é um app no iOS como o Health e Passbook.

Ei, Siri! Acenda as luzes!

Atualmente a maioria dos produtos para a “casa conectada” dignos de nota pode ser controlada por um app no iOS, mas os usuários tem que encontrar e abrir o app antes de fazer qualquer coisa.

Em vez disso o HomeKit irá permitir que os usuários controlem seus aparelhos a partir de vários pontos no iOS 8. Com o HomeKit fechaduras, lâmpadas, câmeras, termostatos, tomadas e chaves poderão ser “pareados” de forma segura com seu iPhone, para que você possa usá-lo para controlar aparelhos, ou grupos deles.

Você poderá dizer para a Siri que está indo dormir, por exemplo, e isto irá gerar uma reposta de toda a casa de uma vez, sem que você tenha de abrir o app Nest para diminuir o aquecedor, o Hue para apagar as luzes e o August para trancar a porta da frente.

O recurso de “geofencing” do iOS também pode ser útil nesta área. Já é possível usar ferramentas como o IFTTT para disparar ações em gadgets compatíveis, como as lâmpadas Philips Hue ou as tomadas Belkin WeMo, de acordo com sua localização. Mas o HomeKit deverá tornar este processo mais fácil. Agora, quando seu iPhone notar que você está chegando em casa, poderá acender a luz da varanda e ligar o aquecedor para lhe dar as boas vindas.

Segurança máxima

A Apple não se esqueceu da segurança. Federighi disse que o HomeKit usará “um protocolo de rede comum que tem pareamento seguro, para que só seu iPhone possa abrir a porta da garagem”. Aparelhos em breve deverão ter uma etiqueta “Made for iPhone” em suas embalagens, e de fato leitores do site MacRumores notaram que o condicionador de ar Tianzun, da Haier, foi certificado no programa MFi em janeiro deste ano. A Apple diz estar trabalhando com “líderes em automação residencial” como a Huawei, Honeywell e Texas Instruments para identificar um protocolo de rede consistente.

iOS8_Homekit_Parceiros-580px

Não podemos esperar para aprender mais sobre o HomeKit à medida em que nos aproximarmos do lançamento do iOS 8, que deve acontecer a partir de Setembro deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail