Home > Dicas

Hora da faxina: apague seus apps antigos de forma rápida no Mac

Dica ensina como fugir de problema no sistema Snow Leopard, que desabilita organização por data da última abertura do programa; bug não acontece no Lion

Macworld / EUA

28/05/2012 às 15h50

Foto:

O leitor Chas Hamilton nos escreveu após enfrentar problemas durante uma limpeza de “inverno” em seu Mac. 

“Eu estava olhando agora a minha pasta de Aplicativos que possui centenas de apps e percebi que existem muitas coisas antigas por lá que eu nunca usei. Tive a ótima ideia de separá-los pela data da última vez em que foram abertos para que eu pudesse excluir os apps antigos. (Pensei que se não havia mexido em algo nos últimos dois anos, não ia mais fazer isso.) Estou rodando o OS X Snow Leopard no meu Mac e o problema é que quando abro a pasta de Aplicativos e seleciono Visualizar -> Visualizar Opções, a opção para visualizar arquivos pelo filtro Aberto Pela Última Vez (Last Opened) está apagada. Há alguma maneira de ativá-la?"

Você está certo, a Apple desabilitou essa opção no Snow Leopard. Tentamos sem sucesso editar o arquivo com.apple.finder.plist para torná-la ativa (mas é possível editar esse arquivo para habilitar outras opções de visualização). Só que há uma maneira de resolver o problema.

Abra a pasta Aplicativos e então pressione Command+F. Na janela de busca resultante, clique em Aplicativos no topo da janela para que você realize a busca nessa pasta. Configure os menus pop-up no alto da janela para ler Last Opened Date is Before X/X/2010/A Data da Última Vez que Foi Aberto é antes de X/X/2010 (uma data há aproximadamente dois anos). Clique no botão Plus (Mais) para criar outra condição. Configure esse menu para ler Kind is Application. (Você faz isso porque sua pasta Aplicativos pode conter arquivos que não tenham sido abertos nos últimos dois anos.)

A lista abaixo deve conter apenas esses aplicativos que não tenham sido abertos nos últimos dois anos. Se você não ver uma coluna Aberto pela Última Vez nessa janela, aperte Command+J para abrir a janela de opções de visualização e habilitar a opção Last Opened (que, nesse caso, funciona). Com essa coluna visível você pode então organizar a lista por data, tornando mais fácil o processo de localizar esses aplicativos que você realmente não tem usado ultimamente.

appsvelhosmac01.jpg

Naturalmente, antes de descartar esses apps menos usados, você vai querer examiná-los com cuidado para que não apague algo que possa precisar algum dia.

É importante notar que se você estiver usando o sistema OS X Lion, esse não será um problema já que a opção Data da Última Abertura (Date Last Opene) está habilitada como opção de visualização.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail