Home > Dicas

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado; veja o que fazer

Mudança afeta dez estados mais Distrito Federal e procedimentos variam de acordo com o sistema operacional e a versão instalada.

Por Nando Rodrigues, editor da PC World

14/02/2008 às 19h07

fim_horaverao_150.jpg
Foto:

fim_horaverao_150À meia-noite deste sábado, 16 de fevereiro, acaba oficialmente o Horário Brasileiro de Verão e que adiantou em uma hora os relógios nos estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (totalizando dez estados mais o Distrito Federal) e que está vigorando desde o último dia 14 de outubro.

Computadores que rodam Windows (Vista, XP SP2, Server 2003) e que já aplicaram o Hotfix ou que atualizaram o sistema operacional por meio do Windows Update terão seu horário corrigido automaticamente. Veja no site da Microsoft orientações detalhadas de como proceder para cada versão do sistema operacional.

Linux & Mac OS
Já quem é usuário de alguma versão do sistema operacional de código aberto terá de tomar algumas ações. De acordo com o especialista em Linux e colaborador da PC World, Cristiano Meira Magalhães, é possível configurar o sistema operacional para que o relógio do PC consulte periodicamente servidores de horários.

“Mas existe um programa no repositório – o tz-brasil - que configura automaticamente os dias de início e fim do horário de verão o Brasil. Para instalá-lo pode ser usar o aptitude [via linha de comando] ou o Synaptic que faz a mesma coisa, mas utiliza ambiente gráfico para isso”, diz Magalhães.

Quem é dono de Macs vai enfrentar uma situação diferente, dependendo da versão do sistema operacional instalado. Usuário do Leopard ou do Tiger estão cobertos pela atualização automática do horário.

Nas versões anteriores do Mac OS, apenas quem tem a correção Panther instalada está coberto por essa atualização. Caso contrário será necessário fazer a alteração do horário manualmente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail