Home > Notícias

HP apresentará notebooks com USB 3.0 na CES 2010

Tecnologia incorporada aos novos computadores portáteis da empresa é até dez vezes mais rápida que o padrão USB 2.0.

IDG News Service

06/01/2010 às 10h44

Foto:

A Hewlett-Packard anunciou nesta quarta-feira (6/1) o lançamento de computadores portáteis com suporte a entradas USB 3.0, tecnologia que aumenta a velocidade das transferências de dados entre o computador e dispositivos, como unidades de armazenamento portáteis e câmeras digitais.

A companhia colocará até três portas USB 3.0 em seus notebooks da linha EliteBook, como os modelos 8540p e 8540w, que devem ser apresentados durante a CES 2010, evento que começa amanhã (7/1) em Las Vegas (EUA).

O padrão USB 3.0 representa um aumento de velocidade em relação ao USB 2.0, utilizado em praticamente todos os computadores atualmente. Quando a tecnologia estiver matura, a velocidade de transferência de dados do novo formato será dez vezes mais rápida do que a do USB 2.0.

A novidade permitirá aos notebooks se comunicar com dispositivos externos de alta velocidade a  taxas mais altas, segundo um representante da HP. Cerca de 1GB de dados podem ser transferidos de um pen drive para um computador em 3,3 segundos; no formato USB 2.0, o tempo seria de 33 segundos.

Os computadores HP EliteBooks também terão portas USB 2.0, para oferecer suporte a tecnologias antigas. Esses notebooks são desenvolvidos como substitutos para desktops, com processadores Intel Core, chipset Intel QM57 e peso de 2,89kg, 

Com preço inicial de 1.299 dólares, os computadores EliteBook virão com sistemas operacionais variados, como Windows 7, Vista, FreeDos ou Linux, além de incluir várias opções de comunicação sem fio e processadores gráficos.

Dispositivos que suportam a nova tecnologia já estão disponíveis no mercado. A fabricante de discos rígidos LaCie lançou em dezembro o 2Big USB 3.0, que combina dois discos em uma única unidade e faz a leitura de dados a até 275MBs por segundo. A companhia Freecom oferece um produto similar: o Hard Drive XS 3.0.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail