Home > Notícias

HP deve apostar em ultraportáteis com tela sensível ao toque e SSD

Além de tecnologia touchscreen para novos netbooks, a fabricante estuda substituir storage convencional por discos de estado sólido.

IDG News Service/Taipé

07/08/2008 às 10h15

Foto:

A HP está considerando uma variedade de novas tecnologias para a próxima versão de seu popular 2133 Mini-Note Netbook, inclusive telas sensíveis ao toque.

“Quando enviamos o Mini-Note para testes educativos, ele sempre volta com várias marcas de dedos na tela”, disse Phil Devlin, gerente de marketing de produto da unidade de negócios móveis da HP na Ásia Pacífica. Para ele, isso significa que as pessoas estão procurando pela tecnologia touchscreen.

Leia também:
> HP lança notebook Compaq 2133
> Novo Mini-Note aumenta família de ultraportáteis
> Veja fotos do HP 2133 Mini-Note

Ele foi rapidamente ao ponto que a HP não havia anunciado qualquer versão do Mini-Note para uma atualização. Nada havia sido decidido para o equipamento.

Mas os vendedores de PCs sempre mantêm seus olhos em novas tecnologias, observando o que as pessoas querem. O Mini-Note foi desenvolvido, em parte, para fins educacionais. Logo, marcas de dedos na tela é um sinal importante para a HP em termos de possibilidade de desenvolvimento futuro.

O ultraportátil foi lançado na segunda semana de abril, e as vendas iniciaram em maio.
++++
A memória flash - SSD (Solid State Drive) - com alta capacidade é outro alvo a HP para os netbooks, mas há um obstáculo para a adoção generalizada os SSDs em lugar dos HDDs (hard disk drives). “Eles ainda são caros. As pessoas terão de pagar o preço pela tecnologia”, disse Devlin.

O SSD é feito de um chip de memória flash e tem partes móveis, por isso ele não drena a bateria tanto quando o disco rígido. Os SSDs são ainda mais resistentes a choques e não quebram facilmente se caírem no chão. Finalmente, máquinas com SSD iniciam, carregam e executam softwares mais rápido do que os modelos com HD.

Os Netbooks ou laptops ultraportáteis são a nova geração de aparelhos concebidos para a mobilidade e navegação na internet. No geral, eles pesam aproximadamente um quilo, têm telas de 7 a 10 polegadas de LCD, carregam baterias de longa duração e têm conectividade wireless. Normalmente custam menos que um notebook comum, entre 199 e 599 dólares.

A Asustek Computer, de Taiwan, começou a vender a primeira versão comercial do netbook em outubro, o Eee PC. O aparelho cresceu rapidamente em popularidade, e causou um imenso número de fornecedores para rivalizar com ele.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail