Home > Notícias

HP, Intel e Yahoo anunciam investimento conjunto em cloud computing

Empresas investem em centros de excelência para acelerar a adoção do conceito e promover pesquisas.

IDG News Service/EUA

29/07/2008 às 16h05

Foto:

HP, Intel e Yahoo estão formando uma parceria para investir em pesquisas e na divulgação do cloud computing. O objetivo é acelerar o desenvolvimento e a adoção do conceito em larga escala.

Segundo o Gartner, influência do conceito para os negócios pode ser comparada aos impactos gerados pelo e-business.

Trabalhando juntas, as empresas esperam promover a colaboração entre fornecedores, universidades e agências governamentais em torno da tecnologia, que enfrenta diversas barreiras financeiras e de logística, de acordo com as companhias, que atrapalham seu desenvolvimento.

Com a parceria, será criado o Cloud Computing Test Bed, que foi descrito como um esforço global, open source e multi-data Center projetado para promover pesquisas de software, gerenciamento de data Center e hardware com foco em sistemas hospedados na Internet.

Entre os parceiros da iniciativa também se encontram o Infocomm Development Authority, de Singapura, a Universidade de Illinois e o National Science Foundation, da Alemanha.

As três empresas vão hospedar seis centros de excelência, cada um contando com uma infra-estrutura de cloud computing baseada em hardware HP e processadores Intel. Cada centro terá entre 1 mil e 4 mil cores de processadores. A expectativa é que eles estejam funcionando ainda este ano.

Os centros vão utilizar softwares de código aberto, como o projeto Apache Hadoop e a linguagem Pig, desenvolvida pelo Yahoo.

Segundo John Manley, diretor dos laboratórios de infra-estrutura da HP na Inglaterra, outras empresas serão convidadas para participar da iniciativa nos próximos meses.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail