Home > Notícias

HP lança dois “phablets” no mercado indiano

Ainda sem preço definido, aparelhos Dual-SIM tem telas com resolução HD e processador quad-core.

John Ribeiro, IDG News Service

16/01/2014 às 12h34

HP_Slate6_VoiceTab-435px.jpg
Foto:

A HP está timidamente reentrando no mercado de smartphones e anúnciou nesta quarta-feira na Índia dois tablets Android capazes de fazer e receber chamadas.

A empresa chama os aparelhos de “VoiceTabs”, ou seja, tablets capazes de fazer e receber chamadas de voz, embora eles tecnicamente se enquadrem na categoria de híbridos de smartphone e tablet popularmente conhecida como “Phablets”, onde também estão aparelhos como os Galaxy Note, da Samsung, e Xperia Z1, da Sony. 

Projetados na Ásia, tanto o HP Slate6 VoiceTab, com uma  tela de 6”, e o HP Slate7 VoiceTab, com uma tela de 7”, são baseados em um processador quad-core não especificado e permitem o uso de dois SIM Cards, um recurso popular no mercado indiano.

Ambos tem telas com resolução HD (1280 x 720 pixels no Slate6, 1280 x 800 pixels no Slate7), 1 GB de RAM, 16 GB de memória interna expansível com cartões microSD, câmera traseira de 5 MP com flash, câmera frontal de 2 MP para videochamadas e alto-falantes estéreo frontais. 

Segundo a HP os VoiceTab são projetados para os usuários que gostam de fazer múltiplas coisas ao msmo tempo, e querem combinar produtividade e entretenimento.

A empresa deixou o mercado de smartphones em 2011, quando encerrou as vendas e desenvolvimento de uma linha de smartphones e tablets baseados no sistema operacional WebOS, que adquiriu com a compra da Palm Inc. em Abril de 2010. Mas em uma entrevista em 2012 a CEO Meg Whitman disse que a empresa precisava de um smartphone, porque em muitos países eles são os principais dispositivos de computação.

O mercado de dispositivos móveis na Índia está explodindo. Os fabricantes entregaram 12.8 milhões de aparelhos no país no terceiro trimestre de 2013, contra 3,8 milhões de unidades no mesmo período em 2012, de acordo com o instituto de pesquisas IDC.

A HP irá competir na Índia com a Samsung, que detinha 33% de participação no mercado no trimestre. Fabricantes locais como a Micromax e a Karbonn ficaram na segunda e terceira posições, vendendo produtos de baixo custo em um mercado que dá muita importância aos preços.

A HP não informou o preço de seus novos aparelhos, que devem chegar às lojas no próximo mês. A empresa também não informou em que outros mercados, além da Índia, eles serão vendidos.

“A HP irá expandir sua atuação em diferentes categorias de mobilidade, formatos ou mercados quando acreditarmos que podemos oferecer algo diferenciado aos nossos consumidores”, disse Sheila Watson, uma porta-voz da empresa, via e-mail.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail