Home > Notícias

HP lança “monitor com internet” que dispensa um PC

Com tela de 19", aparelho permite navegar na web, ver fotos, tocar músicas e vídeos. Basta um teclado e mouse.

Rafael Rigues

29/05/2012 às 15h29

Foto:

Além do Ultrabook Folio 13 e do Tablet Slate 2, a HP mostrou nesta terça-feira em São Paulo um produto curioso: é o Internet Monitor HP1912nm. Trata-se de um monitor com tela widescreen de 19" aparentemente comum, mas com um truque na manga: com ele é possível navegar na web, ouvir músicas e ver fotos e vídeos sem a necessidade de um PC. Basta um teclado e mouse USB.

O segredo está dentro do monitor: um processador ARM, similar ao usado em smartphones, e um sistema Linux embarcado, atualizável via Internet. Ao ligar o monitor surgem na tela cinco ícones para seleção da atividade: música, vídeo, web, fotos e configuração). Os reprodutores de música, vídeo e fotos reproduzem arquivos armazenados em pendrives e HDs externos conectados via USB.

internetmonitor_geral-360px.jpg
Internet Monitor: acesso à web sem um PC

O navegador, uma versão do Firefox 4, tem o plugin flash integrado e se comporta exatamente como o Firefox em um PC comum: sites de notícias, de bancos, webmail, e YouTube funcionaram sem problemas. A conexão à internet é feita com cabo de rede, plugado a uma porta Ethernet na traseira do aparelho. Não há Wi-Fi integrado. O Internet Monitor também conta com um leitor de cartões SD.

O usuário pode salvar e abrir arquivos em pendrives e HDs externos, mas não pode modificar os arquivos de sistema do Internet Monitor. Isso o torna uma boa solução para quiosques e cybercafés, já que evita danos acidentais ao sistema e reduz os custos de manutenção. E como a solução é baseada em Linux, é imune a muitos dos vírus e malware, escritos apenas para Windows, que circulam pela rede.

internetmonitor_traseira-360px.jpg
Traseira do Internet Monitor: quatro portas USB e porta Ethernet

No geral o Internet Monitor HP1912nm é uma alternativa interessante ao PC em qualquer caso onde o acesso à web seja mais que o suficiente, algo cada vez mais comum com a popularização da "nuvem". O produto deve chegar às lojas no Brasil em Julho. O preço ainda não foi definido, mas estima-se que deve ficar por volta dos R$ 500.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail